quarta-feira, 16 de maio de 2012

"1808", "1822" E "GUIA POLITICAMENTE INCORRETO DA HISTÓRIA DO BRASIL" - LIVROS COM A 'VERDADEIRA' HISTÓRIA NACIONAL BOMBAM NAS LIVRARIAS

"1808", "1822" e "Guia politicamente incorreto da história do Brasil" estão bombando nas livrarias, sendo campeões de venda. Mas daí você me pergunta: Como que livros de História podem fazer sucesso num país que não se preocupa com sua história? A resposta é muito simples, pelo mesmo motivo, porque os três contam a suposta "verdadeira" História do Brasil e não a que é ensinada nas escolas. Confira abaixo:

1808 - Audiolivro
1808

1808 tem como propósito contar a História da chegada da família real ao Brasil de forma diferente dos livros didáticos. Tais casos foram resultado de dez anos de investigação jornalística, que visava resgatar e contar de forma acessível a história da corte lusitana no Brasil e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás.


Quem observasse o Brasil em 1822 teria razões de sobra para duvidar de sua viabilidade como nação independente e soberana. O isolamento e as rivalidades entre as diversas províncias prenunciavam uma guerra civil, que poderia resultar na fragmentação territorial, a exemplo do que já ocorria nas colônias espanholas vizinhas. Para piorar a situação, ao voltar para Portugal, no ano anterior, o rei D. João VI, havia raspado os cofres nacionais. O novo país nascia falido. Faltavam dinheiro, soldados, navios, armas ou munição para sustentar uma guerra contra os portugueses. Era um "aí Jesus"!

Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil
Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil
Editora: Leya Brasil
Existe um Esquema tão repetido para contar a história do Brasil, que basta misturar chavões, mudar datas ou nomes, e pronto. Você já pode passar em qualquer prova de história na escola. Nesse livro, o jornalista Leandro Narloch prefere adotar uma postura diferente - que vai além dos mocinhos e bandidos tão conhecidos. Ele mesmo, logo no prefácio, avisa ao leitor: "Este livro não quer ser um falso estudo acadêmico, como o daqueles estudiosos, e sim uma provocação. Uma pequena coletânea de pesquisas históricas sérias, irritantes e desagradáveis, escolhidas com o objetivo de enfurecer um bom número de cidadãos." É verdade: esse guia enfurecerá muitas pessoas. Porém, é também verdade que a história, assim, fica muito mais interessante e saborosa para quem a lê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário