quarta-feira, 23 de maio de 2012

ES ENTRA NA ROTA DAS ÓPERAS COM O LANÇAMENTO DA COES


A Temporada 2012 Orquestra Camerata SESI apresenta o evento de Lançamento da Companhia de Ópera do ES (COES), no dia 26 de maio, às 20h, no Teatro do SESI em Jardim da Penha, Vitória (ES). Na oportunidade serão apresentados trechos de Óperas em forma de Concerto. Grandes nomes do canto erudito marcarão presença nesta noite sob a regência do Maestro Convidado Helder Trefzger.

Sobre a Noite Lírica

No Concerto, a anfitriã da noite, Orquestra Camerata SESI, receberá o elenco residente da Companhia, são eles: Meire Norma, Sheila Limão, Patrícia Eugênio, Symara Feitosa, Adalgisa Rosa, Cláudio Modesto, Renato Gonçalves, Eduardo Santa Clara, Alessandro Santana e João Marcos Charpinel e como convidados especiais: o soprano Janette Dornellas (DF), o mezzo Edinéia Oliveira (SP) e Coral Camerata IFES (ES).

No repertório árias operísticas de renomados compositores, do Barroco ao Pós-Romântica como Haendel - Sossarme, Mozart - A Flauta Mágica, Bizet - Carmem, Offenbach - Les contes d'Hoffmann, Verdi - Lady MacBeth, La Traviata e Aida, Saint Säens - Sansão e Dalila, Puccini - Turandot, Tosca e Madama Butterfly e Delibes - Lakmé. .

Sobre a Companhia de Ópera do ES

A Companhia de Ópera do Espírito Santo, também designada pela sigla, COES, fundada em 10 de janeiro de 2011, pelo Diretor Presidente Tarcísio Santório é uma associação sem fins lucrativos. Tornou-se concreta a partir das pesquisas bibliográficas e de campo feitas por uma equipe formada por produtores e projetistas culturais do estado do Espírito Santo (direção da equipe de trabalho) nos anos de 2010 e 2011, baseadas no estudo do mercado de trabalho dos artistas bacharéis e técnicos formados ou residentes no Espírito Santo.

Verificou-se a dificuldade do artista erudito (bacharel) seguir com sua formação, seja ela: canto, instrumental, cênica, sem que haja uma representação local segmentada operisticamente. Os músicos recém formados, sem grandes motivações, seguem para licenciatura ou outras formas remunerativas, como: Casamentos, Formaturas, entre outras formas fora da musica clássica.

Diante disso, a Companhia de Ópera do Espírito Santo veio para modificar este raciocínio imposto pela necessidade na ária musical. O objetivo da COES é atuar na área de Cultura. Realizar gestão cultural visando à democratização da cultura. É também criar, divulgar, produzir, difundir, preservar e fortalecer as várias linguagens culturais, além de conscientizar artistas, produtores, gestores públicos, agentes culturais e a comunidade da importância da cultura operística como possibilidade de desenvolvimento humano e econômico.

Sobre a Orquestra Camerata SESI

Fundada no verão de 2008, por iniciativa da diretoria do SESI/ES, a Orquestra Camerata SESI tem por finalidade proporcionar aos trabalhadores da Indústria e a comunidade em geral o contato com a música erudita em sua excelência.

Sob a regência do maestro titular Leonardo David, a orquestra já acompanhou diversos solistas. Além disso, já esteve sob a batuta de importantes maestros nacionais e internacionais, como Maestro Edson Queiroz de Andrade, Maestro Helder Trefzger, Maestro João Carlos Martins e Maestro Isaac Karabtchevsky.

Sobre o maestro convidado Helder Trefzger

Maestro Titular da Orquestra Filarmônica do Estado do Espírito Santo (OFES) desde 1992 é Bacharel em Música-Regência, tendo iniciado seu curso na UnB - Universidade de Brasília - e concluído na UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teve como principais professores o maestro e compositor Cláudio Santoro, além dos maestros David Machado e Roberto Duarte.

Já dirigiu como convidado algumas das principais orquestras brasileiras, como a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, dentre outras, além da Orquestra Artave (Portugal), New World Young Orchestra (Brasil, Itália e Bulgária) e a Orquestra Sinfônica de Bourgas (Bulgária).

Serviço:
Temporada 2012 Orquestra Camerata SESI:

Lançamento da COES - Cia de Ópera do ES
Dia: 26 de maio de 2012 (sábado)
Horário: 20h
Local: Teatro do SESI
End. Praça Tupinambás, Nº. 240, Jardim da Penha, Vitória-ES
Informações: (27) 3334 7323
Ingresso na Bilheteria: R$5,00 (meia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário