segunda-feira, 21 de maio de 2012

CHARLES CHAPLIN: ASSISTA AO FILME "O CIRCO" (1928)

“O circo” é um filme mudo americano de 1928, do gênero comédia, escrito, produzido, dirigido e protagonizado por Sir Charles Chaplin, que ganhou um Oscar por essa obra ("por sua versatilidade e genialidade em escrever, dirigir, interpretar e produzir"), o único de sua carreira até o especial pelo conjunto da obra, quando já ancião.

Sinopse: O vagabundo perambula pela feirinha do circo. Rouba doces de criança, diverte-se olhando os passantes, até que um assaltante rouba uma carteira e esconde-a no bolso de Carlitos. Este acaba sendo perseguido por policiais, que o julgam criminoso. E é fugindo do perigo, que ele adentra no circo e o público, julgando tratar-se de mais uma apresentação, aplaude euforicamente. Torna-se sucesso imediato.

O dono do circo, de olho em seu sucesso, decide contrata-lo e explora-lo ao máximo. O vagabundo, contente por ganhar algum dinheiro, nem entende a verdadeira intenção do dono. Ele está mais preocupado com Merna, filha do proprietário, por quem se apaixona. Paixão impossível, já que ela ama Rex, o equilibrista.

Carlitos decide, então, treinar o bastante para tornar-se também ele um equilibrista. Não tem jeito. Fica triste. E triste, não consegue fazer o publico rir da mesma forma. Seu “número” começa a ficar sem graça. O final traz uma das cenas mais lembradas do cinema mundial: sozinho, no meio da arena do circo, um close no rosto do vagabundo, e logo em seguida ele pega a estrela, dá um chute e segue seu caminho novamente.

Abaixo, na íntegra, o filme. Boa sessão!



Nenhum comentário:

Postar um comentário