quinta-feira, 17 de maio de 2012

TEATRO CARLOS GOMES: SOL NA GARGANTA DO FUTURO LANÇA SEU 1º ÁLBUM

Amanhã, dia 18 de maio, o Sol na Garganta do Futuro abre gratuitamente as portas do conceituado Theatro Carlos Gomes, em Vitória/ES, para o lançamento nacional do seu primeiro CD "No Meio de Tudo: Espaço". O grupo foi contemplado no edital de 2010 da Secretaria de Cultura (Secult). Em cinco de junho, o grupo desembarca em apresentação no Oi Futuro Ipanema, no Rio.

Em "No Meio de Tudo: Espaço", o Sol na Garganta do Futuro se apresenta pela primeira vez em registro fonográfico. Com produção de Daniel Castanheira (artista sonoro e um dos principais novos nome da musica carioca, baterista do Ava e ex-Hapax), o disco revela em suas faixas toda a junção sonora de anos de história. Pelo grupo já passaram inúmeros músicos optantes por diversas correntes estéticas, devendo aos atuais componentes a tarefa de condensar tamanho arcabouço referencial construído ao longo de anos.

Atualmente o Sol na Garganta do Futuro tem como componentes o fundador do grupo, o poeta, produtor cultural e artista-plástico Fabrício Noronha (voz e composições), Vinícius Fábio (contrabaixo, voz e ruídos), Hugo Reis / Gil Mello (guitarra, violão e viola caipira), Caio Nunes (bateria), Murilo Esteves (projeções), Alex Cepile (sampler e sintetizador) e Perez Lisboa (iPad). Além de Amélia Barretto, Aline Hrasko e Tati Mancebo nos backing vocals.

Em suas composições, principalmente pelo fato de contar com um poeta como fonte emissora das ondas vocais, o Sol na Garganta do Futuro faz inúmeras referências à literatura, sempre abraçada por um detalhado senso musical. Pelas dez faixas de "No Meio de Tudo: Espaço", o grupo de Vitória apresenta poemas do próprio Fabricio Noronha, além de Júlio Cortázar ("Casa Tomada", que abre o disco), um artigo do cineasta americano Stan Brakhage ("Das Possibilidades"), poemas de Marcus Tavares ("Das Pulsações") e Pedro Rocha ("Devolve meu Corpo em Casa").

No campo dos arranjos, coube ao produtor Daniel Castanheira compreender esse universo sonoro. Pelo disco passam citações ao pop, rock, eletrônica, funk, ruídos em transmutações musicais tão ricas quantos as intenções estéticas do álbum. Na faixa "Máquinas de Som" (Pedro Paulo Rocha), a riqueza musical se faz presente presente com a atuação direta de diversas vocalistas, entre elas Ava, um dos principais nomes da nova música popular brasileira.

Na ocasião, o álbum será vendido a R$ 10 (formato tradicional). O disco também pode ser escutado gratuitamente na internet.

Saiba mais sobre o Sol na Garganta do Futuro em http://garganta.blog.br/

Serviço:

Lançamento Vitória-ES

18 de maio, 20h

Onde: Theatro Carlos Gomes, Praça Costa Pereira, s/n, Centro, Vitória.

Quanto: Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário