terça-feira, 22 de maio de 2012

PROGRAMAÇÃO CINE JARDINS 18 A 24/06. CONFIRA!


Confira a ótima programação do Cine Jardins (18 a 24/05):

- Shame (Reino Unido, 2011 – 101 min.) – ESTRÉIA

Drama – Classificação 18 anos – todos os dias – 21h15

O diretor britânico Steve Mcqueen (homônimo do ator americano morto na década de 80) em seu primeiro longa, “Hunger”, revelou o talento de Michael Fassbender (“Um Método Perigoso”) e arrecadou importantes prêmios no BAFTA 2009 e no Festival de Cannes do mesmo ano. Em “Shame” que em português seria “vergonha”, Michael Fassbender interpreta Brandon, um executivo bem sucedido, que reprime fortemente seus sentimentos e é viciado em sexo, mas cujas breves relações traduzem sua personalidade metódica e enclausurada. A chegada de sua irmã Sissy (Carey Mulligan), completamente instável e expansiva colocará Brandon em crise com tudo em que se baseia sua vida. As atuações são excelentes e o grau de intensidade dado ao personagem por Fassbinder prende a atenção à narrativa, que é marcada pela esterilidade em contraposição ao excesso de nudez e sexo e pela inquietude emocional em oposição ao devir das personagens.

Nota do Jornal O Globo (crítico Rodrigo Fonseca): * * * * * (Excelente)

- Tartarugas Podem Voar (Irã/Iraque, 2004 – 98 min.) – SESSÃO PERFIL

Drama – Classificação 16 anos – todos os dias – 19h15

Bahman Ghobadi é um diretor curdo-iraniano que imprime em seus filmes uma dureza poética que chega a se confundir com humanidades anômalas e desumanidades vividas por muitos povos ao redor do mundo. Tanto em “Tempo de Embebedar Cavalos” (2000) ou mais suavemente em “Antes da Lua Cheia” (2006) o humor narrativo amolece o coração dos expectadores para o impacto que se sucede. “Tartarugas Podem Voar” mostra a vida de um grupo de crianças de um acampamento curdo ao norte do Iraque em 2003 às vésperas da invasão norte-americana. Nesse contexto desenrola-se sua luta pela sobrevivência, suas adaptações à economia de guerra e às novas experiências afetivas. Prêmio de melhor filme no Festival San Sebastián e Festival de Berlim (Glss Beer).

Em cartaz somente até o dia 24 de maio.

- Um Método Perigoso (Inglaterra/Alemanha/Canadá/Suíça, 2011 – 99 min.)

Drama/Suspense – Classificação 16 anos – todos os dias – 17h15

David Cronenberg (“Gêmeos: Mórbida Semelhança” e “Marcas da Violência”) é um diretor com uma vasta filmografia de suspenses vicerais. Sempre flertando com as temáticas do crime, da castração e do desejo sexual, em “Um Método Perigoso” esse diretor canadense revê essas temáticas sob a ótica da psicanálise em seus primeiros momentos. Carl Gustav Jung (Michael Fassbender), principal e mais promissor discípulo de Sigmund Freud (Viggo Mortensen), inicia a aplicação da psicanálise em um hospital de Zurique, no entanto envolve-se profundamente com uma paciente que sofre de histeria, Sabina Spielrein (Keira Knightley). Ambos iniciam uma relação extrema de paixão e obsessão desencadeando o desentendimento e oposição entre a figura paternal de Freud e seu “herdeiro” Jung.

Nota do Jornal O Globo (crítico Rodrigo Fonseca): * * * * (Ótimo)

- Pequenos Espiões 4 (EUA, 2011 – 89 min.)

Aventura/Infantil – Dublado 2D – Livre – Sábado e Domingo – 15h30

Matinê Cine Jardins: todos pagam meia nesta sessão!

Espiã aposentada é chamada de volta ao trabalho e, para se aproximar dos novos enteados, acaba os convocando para uma missão na qual precisa impedir um vilão de destruir o mundo.

- Diário de Um Jornalista Bêbado (EUA, 2011 – 120 min.)

Comédia/Drama – Classificação 16 anos – todos os dias – 21h10

Sábado (19/05) não haverá sessão!

Adaptado do romance “The Rum Diary” de autoria do jornalista e escritor norte-americano Hunter Thompson, “Diário de Um Jornalista Bêbado” é o segundo romance auto-biográfico deste que é considerado o pai do jornalismo gonzo, em que o autor interfere diretamente na narrativa dos fatos. Johnny Depp protagoniza o longa e pode-se dizer que sua atuação é a coluna de sustentação deste filme, não apenas pela dificuldade de adaptação para as telas de mais uma obra de Hunter Thompson (o primeiro foi “Medo e Delírio em Las Vegas”, também protagonizado por Depp) mas porque Johnny Depp foi grande amigo de Thompson, morando em sua casa na década de 90 e se mantendo como amigo próximo até o trágico suicídio de Hunter Thompson em 2005. O filme apresenta o início da carreira profissional do jornalista, quando este foi morar em Porto Rico e teve sua primeira experiência com alucinógenos aos 22 anos.

Nota do crítico Rodrigo Fonseca (Jornal O Globo): * * * (Bom)

- Amor e Dor (França/China, 2011 – 105 min.) – PRÉ-ESTRÉIA

Drama – Classificação 14 anos – somente sábado (19/05) – 21h10

A diretora chinesa Lou Ye assina a direção do longa protagonizado pelo ator franco-argelino Tahar Rahim (“O Profeta”). A trama gira em torno de Mathieu (Rahim), um jovem operário francês, e Hua (Corinne Yam) uma estudante chinesa que mora em Paris. Aos poucos, o relacionamento toma um rumo instável e a violência física e verbal começa a fazer parte do cotidiano do casal. Com a desestabilização, a jovem decide voltar para China, mas acaba percebendo a importância do rapaz em sua vida.

- Flor da Neve e o Leque Secreto (China/EUA, 2011 – 104 min.)

Drama – Classificação 14 anos – todos os dias – 19h05

Produção hibrida do cineasta chinês Wayne Wang, onde emergem referências do cinema norte-americano, o foco da narrativa de “Flor da Neve e o Leque Secreto” é o “laotong”, um pacto da tradição chinesa onde duas mulheres tornam-se guardadoras inseparáveis uma da outra em situações de adversidades. A história divide-se entre a relação de Lírio e Flor da Neve, que se passa no século XIX e no drama de Nina e Sophia, vivido na atualidade da metrópole Hong Kong. Belíssima fotografia, enredo leve, envolvente e participação especial do ator Hugh Jackman.

Nota da crítica Juliana Paiva (Jornal do Brasil): * * * (Bom)

- As Neves do Kilimanjaro (França, 2011 – 100 min.)

Drama – Classificação 14 anos – todos os dias – 17h00

Dirigido por Robert Guédiguian (“Armênia”), que não apenas faz uma referência direta à obra de Ernest Hemingway que foi adaptada ao cinema 60 anos atrás (“As Neves do Kilimanjaro”, 1952), mas, sobretudo, aborda de forma agradável e reflexiva o atual choque de gerações, ideologias e realidades político-econômicas pela qual passam a França e boa parte dos países europeus que no pós-segunda guerra mundial consolidaram a tão falada “política de bem-estar social européia” e cuja viabilidade é posta em cheque com atual crise européia. Flertando com o naturalismo da belíssima paisagem mediterrânea de Marselha, esta produção conserva bastante originalidade.

Nota do crítico Susana Schild (Jornal O Globo): * * * * * (Excelente)

- O Lórax: Em Busca da Trúfula Perdida (EUA, 2012 – 94 min.)

Aventura/Infantil – Dublado 2D – Livre – Sábado e Domingo – 15h15

Matinê Cine Jardins: todos pagam meia nesta sessão!

Adaptação do livro infantil escrito por Dr. Seuss (o mesmo de "O Grinch") sobre uma criatura que vive num bosque e simboliza o eterno poder da esperança. Na história, um menino está à procura do único objeto capaz de aproximá-lo da garota de seus sonhos. Para encontrá-lo, no entanto, deverá descobrir antes a história de Lorax, uma encantadora e ao mesmo tempo mal humorada criatura que luta para proteger um mundo em vias de extinção.

SERVIÇO

Cine Jardins (Shopping Jardins). Rua Carlos Eduardo Monteiro de Lemos, 262, Jardim da Penha, Vitória/ES, CEP 29.016-120. (27) 3026-8099 (14h-21h).

Nenhum comentário:

Postar um comentário