quarta-feira, 16 de maio de 2012

CIDADE DE DEUS DEZ ANOS DEPOIS

Exibido na Mostra Oficial de Cannes (2002), mas fora da competição oficial, Cidade de Deus (de Fernando Meirelles) chamou a atenção da crítica internacional que o classificou como "épico", "apaixonante" e "uma experiência visceral da espiral viciosa da violência". Uma década depois, fizemos uma seleção de fotos (já que não dá para colocar todos) de atores que fizeram parte do elenco do longa na época e como estão atualmente. Compare.

Dadinho de Cidade de Deus
Dadinho (Douglas Silva) - nasceu e cresceu no conjunto habitacional Cidade de Deus. Ainda criança, ao ajudar um grupo de criminosos chamado "Trio Ternura", acaba dando vazão à sua natureza assassina e começa o seu tortuoso caminho no mundo do tráfico ao lado de seu melhor amigo Bené.

Zé Pequeno de Cidade de Deus
"Dadinho é o car****, meu nome agora é Zé Pequeno po***!". Como o próprio personagem diz, ele cresceu, eliminou os traficantes das "bocas" e assumiu a posição de um dos maiores traficantes do Cidade de Deus. Tendo apenas Cenoura como rival e mantando uma relação "cordial" apenas por consideração a Bené. O ator Leandro Firmino da Hora continuou atuando na televisão e no cinema. Participou de filmes como Cafundó (2005), O Homem Que Desafiou o Diabo (2007) e No Olho da Rua (2011).

Bené (criança) em Cidade de Deus
Bené quando criança (Michel de Souza Gomes) - acaba entrando na vida do crime ao lado de seu melhor amigo Dadinho. Pelo seu temperamento tranquilo e companheirismo, é o único que pode acalmar e "controlar" o Dadinho. Gomes, que deu vida ao personagem, também optou por seguir a carreira de ator. Se juntou a um grupo de teatro e participou dos longas Última Parada 174 e Salve Geral (2009), além de ter atuado também na televisão.

Bené em Cidade de Deus
Bené (Phelippe Haagensen) - considerado o traficante gente boa de Cidade de Deus, manteve a paz entre Zé Pequeno e Cenoura na disputa pelas bocas do tráfico. Apaixonou-se por Angélica e decidiu largar a vida de crimes e se mudar com ela para uma fazenda. phelippe é irmão de Jonathan Haagensen, que interpretou Cabeleira. Depois de Cidade de Deus, participou de longas como O Diabo a Quatro (2004), Irmãos de Fé (2004), Sonhos de Peixe (2006) e Máncora (2007) e diversos seriados para televisão.

Buscapé em Cidade de Deus
Buscapé (Alexandre Rodrigues) - é através dos olhos dele que conhecemos os diferentes personagens do filme. Adolescente, conta como acabou se envolvendo no meio de uma disputa de gangues da favela e como conseguiu se manter longe longe das drogas e da violência, apesar de viver cercado por elas. Assim como seus colegas de elenco, continuou atuando em filmes como Cafundó (2005), Memórias da Chibata (2006) e Proibido Proibir (2007). Também participou de programas, seriados de televisão e novelas.

Um comentário:

  1. CARACA !! GOSTEIII ESMO EU MORO NA CIDADE DE DEUS E FOI LEGAL SABER DISSO . ! :)

    ResponderExcluir