segunda-feira, 28 de maio de 2012

TOP 10 - LETRAS SEM SENTIDO


Belo fez vinte anos de carreira. carreira esta consolidada com pérolas como "Derê".

Tempos atrás havíamos comentado aqui no blog sobre a invasão de músicas com refrões com onomatopéias ou sem sentido algum. Não sabemos ainda qual é o fenômeno aqui, mas o fato é que fomos invadidos pelas músicas de refrões sem sentido. Duvida? Veja abaixo dez pérolas do cancioneiros nada a dizer brasileiro:

A tosquera nova

1º - Balada Boa
(Gusttavo Lima)

Goste de sertanejo ou não, todo mundo certamente já escutou o “tchê tcherere tchê tchê” de Gusttavo Lima. O cantor já fazia sucesso antes da música Balada Boa, mas estourou de vez justamente depois do refrão grudento e que não diz nada.



2º - Eu Quero Tchu, Eu Quero Tcha

(João Lucas e Marcelo)

João Lucas e Marcelo poderia ser mais uma dupla sertaneja entre tantas, mas caiu no gosto do público depois que o jogador Neymar fez a coreografia em referência ao refrão da música Eu Quero Tchu, Eu Quero Tcha durante a comemoração de um gol do Santos. Difícil não ter escutado “eu quero tchu, eu quero tchá, eu quero tchu tchá tchá tchu tchu tchá, tchu tchá tchá tchu tchu tchá”.

Os "sertanejos antigos" também tem vez nas porqueiras


3º - Zuar e beber
(Leonardo)

No álbum que Leonardo lançou em 2010, antes de aparecer na mídia nomes como Gusttavo Lima e João Lucas e Marcelo, a música Zuar e Bebertambém tinha um trecho que não dizia nada. A faixa começa com “eu vou zuar e beber, vou locar uma van e levar a mulherada lá pro meu apê, que é pra gente beber e depois paragada parara parara”. A fórmula não tem erro e fez sucesso, tanto que ganhou versões de muitos outros artistas, entre eles Henrique e Diego, Jorge e Mateus e Garota Safada.

Tãe?


4º -  Vou Pegar Você e Tãe
(Munhoz e Mariano)

Munhoz e Mariano também seguiram o modelo de sucesso e conquistaram o público com a músicaVou Pegar Você e Tãe. Apesar de soar estranho, o significado de “tãe” fica bem claro ao ouvir a faixa: “eu vou pegar você e tãe, tãe, tãe, tãe. Eu vou morder você todinha e vou pegar você e tãe, tãe, tãe, tãe. Vou dar tapinha na bundinha?”


5º - Dança do Bole Bole
(Exaltasamba)

Há anos o Exaltasamba já dava sinais que sabia o segredo das músicas que tem algum trecho ou palavra que não dizem nada. Combinado com uma coreografia é sucesso garantido. Em Dança do Bole Bole a letra diz, incansavelmente: “mulherada que dança é essa que o corpo fica todo mole? É uma dança nova que bole, bole, bole, bole! Bole, bole, bole, bole! Bole, bole, bole, bole! Bole, bole, bole, bole! Bole, bole, bole, bole! Bole, bole, bole, bole!”


6º - Lê Lê Lê
(João Neto e Frederico)

João Neto e Frederico apostaram no antigo “lê lê lê”. E deu certo. Como o próprio nome da música diz, Lê Lê Lê tem no refrão o som repetidas vezes. “Sou simples, mas eu te garanto. Eu sei fazer o lê lê lê, lê lê lê, se eu te pegar você vai ver. Lê lê lê, lê lê lê você jamais vai me esquecer”.

É tchê, é tchu, é tcha... Só tá faltando o tchó.



7º Tcha Tcha Tcha
(Thaeme e Thiago)

Malícia, repetição e palavras sem sentido parecem mesmo ser a fórmula de sucesso. A dupla Thaeme e Thiago seguiu a risca em Tcha Tcha Tcha e como o próprio nome da música sugere... “Ai que vontade, ai que vontade que me dá de te colocar no colo e fazer o tchá tchá tchá. Tchá tchá tchá tchá tchá tchá”, diz o refrão.



8º A Gente Bota Pra Quebrar
(Exaltasamba)

Logo na introdução, a música A Gente Bota Pra Quebrar já usa o velho “truque” do pagode: “lelelelelelele lá em casa; lelelelelelele na cama; lelelelelelele tirando a roupa toda”. A primeira vista pode ser que “lelelelelelele” não queira dizer nada, mas dentro do contexto o som ganha sentido.


Olha o tcha de novo...

9º - Maria Tcha, Tcha, Tcha
(Gilberto e Gilmar)

A dupla Gilberto e Gilmar também não ficou de fora. A música Maria Tcha, Tcha, Tcha, como o próprio nome sugere, tem mais da metade do refrão composto de repetição. “Maria era uma moça lá da roça, morava numa palhoça e era alegria do lugar. Lá deixou tudo veio morar na cidade. Sua maior felicidade é fazer o tchá, tchá, tchá. Maria tchá, tchá, tchá, tchá, tchá, tchá. Maria tchá, tchá, tchá tchá, tchá, tchá. Maria tchá, tchá, tchá, tchá, tchá, tchá. Sua maior felicidade é fazer o tchá, tchá, tchá”.

Belo. Vinte anos de grande ideias...


10º - Derê
(Soweto)

O Soweto, na década de 90, já mostrava que entendia de letras e palavras sem sentido. Quem não se lembra de Belo, quando ainda fazia parte do grupo, alavancando a audiência de programas de TV com o sucesso Derê? “Derê! Derererê! Dererererê! Derê! Derererê! Dererererê! Derê! Derererê! Dererererê! Eu quero você pra sentir tamanha emoção. Só o amor poderá dar o fim na tristeza do meu coração”.

Reflexão

Caros leitores, fizemos a lista com bom humor, mas tal relação nos sucinta a discutir um assunto sério: Seis destas dez músicas atingiram o primeiro lugar das paradas nacionais em algum momento. Acho que este é um momento de refletirmos se estas músicas, feitas óbviamente para nos divertir, podem realmente marcar uma época como estão marcando. Será que elas servem para ser trilhas sonoras para os nossos filhos (absolutamente todas da relação tem duplo sentido) e se o Neymar é realmente o Dj oficial do país. Reflitemos...

4 comentários:

  1. aprova meu comentario ai manolo

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você. As músicas que fazem sucesso não tem nada de produtivo nas letras, mostrando a decadência da cultura brasileira.

    ResponderExcluir