terça-feira, 11 de setembro de 2012

CRÍTICA - POP 3 X 0 ROCK


O que Avril Lavigne, Gwen Stefani e Shakira tem em comum? São estrelas pop alguém logo irá dizer. E é aí que mora a questão. Vocês sabiam que antes de ser exatamente estrelas pops as cantoras eram roqueiras? E porque não são mais? Vejam abaixo algumas possibilidades que o Outros 300 levanta como possíveis motivos.

De inicio analisemos o começo da carreira das três artistas. 


Comecemos com a colombiana Shakira. Quando surgiu com 'Pies descalzos sueños blancos' a cantora tinha a sonoridade - e postura - de uma rock star. A música que dá nome ao disco tem uma batida bem rock and rollzão mesmo, tendo a cantora, inclusive, em vários momentos do clipe a companhia de um violão ou guitarra, símbolos claro do rock.


Shakira ainda lançou mais um cd em espanhol (onde já começava a flertar com o pop) antes de tentar a carreira internacional. Mas foi em 'Laundry Service' de 2004 que Shakira simplesmente abandonou o rock de lado. Laundry já foi 99% pop. Ou seja, a exceção dos sulamericanos, Shakira sempre foi simplesmente uma cantora pop. A migração, deu certo, à ponto da cantora ser a escolhida para cantar a música tema da última abertura de copa 'Waka, waka', com coreografiazinhas e tudo. Bem pop claro!


Com Avril Lavigne a história foi idêntica. Quando surgiu com 'Let Go' em 2002 o mundo rock se encheu de esperanças em finalmente ter uma digna representante de seu ritmo no mundo. Tudo era muito bobinho e simples, mas havia uma real expectativa de termos uma nova diva  do rock no futuro. Quem cantou 'Sk8ter boy' nunca poderia ser pop pensavam todos.


Contudo, bastaram cinco anos e uma queda vertiginosa nas vendas para Avril mudar do vinho para água. O estilo agressivo, de quebrar guitarra no vidro do carro do patrão de 'Sk8ter Boy' virou uma guerra por um namorado bonitinho a lá Britney Spiers em 'Girlfriend'.


Gwen Stefany, contudo, foi a que teve a mudança que mais traiu o mundo rock. Surgida como vocalista do No Doubt esperava-se dela uma carreira sólida, pois ela era/é casada com outro ídolo do rock (Gavin Rossdale do Bush), tocava numa boa banda, que havia conquistado seu espaço e público fiel. As canções de Tragic Kingdom, primeiro cd do grupo a fazer sucesso mundial são excelentes e bem rock and rolls.


Porém, quando decidiu sair em carreira solo, Gwen surpreendeu (negativamente). Pois ali não teria nada de rock, tudo era bem pop. Um pop, aliás, pobre, brega e nada original. Sair de  uma banda que fazia sucesso, estava bem, estrutura, para se arriscar no mundo do pop sem parecer ter muita intimidade com a coisa foi, no mínimo, estranho (ou você acha que a coreografia dela, de líder de torcida em Hollaback girl, legal?).


Então porque as três trocaram o rock pelo pop? 

Primeiro, claro, por causa da grana. Tanto Shakira, quanto Avril, quanto Gwen vinham decaindo em vendas quando migraram para o pop e não por muita coincidência voltaram a ter boas vendas.

Segundo, pela visibilidade. Por mais que o rock and roll tenha sua mistica e seus grandes ídolos, há muito tempo que quem marca seu nome no estrelato mundial são os ídolos pops. Sem esforço algum lembramos de Michael Jackson e Madonna e, quando nos perguntam de alguém famoso no mundo da música atual o nome da bizarra Lady Gaga é o primeiro que vem a mente.

Terceiro. Porque o pop é universal. Em todo o lugar do mundo o pop faz sucesso. Ou seja, aonde forem as cantoras conseguirão encher estádios ou ginásio e manter os itens 1 e 2 de pé.

Quarto. Porque o público de pop é renovável. Se o público do pop tem prazo de validade, em compensação novos fãs surgem às pencas.

E finalmente por último, porque o público de pop não é exigente. Faça um negócio mais ou menos que o fã de pop irá gostar. Ao contrário dos fãs de rock que sempre exigem bons trabalhos, preferencialmente, aliás, melhores que os anteriores.

Saudade

Mas eu me pergunto: Será que elas não sentem saudades da época em que não faziam músicas descartáveis? Por mais dinheiro que ganhem, acho que no fundo as três devem sentir uma puta saudade da época em que eram roqueiras, o público de rock, eu sei, com certeza deve sentir. Mas a verdade é que, por enquanto, o placar está pop 3 x 0 rock. Meu Deus, que goleada! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário