terça-feira, 11 de setembro de 2012

LITERATURA - CONFIRA OS LANÇAMENTOS DA SEMANA

Semana agitada no mundo da literatura. São vários os lançamentos dos mais variados livros com os mais variados temas que vão desde o mais puro romance a mais intensa estória dramática, de Clarice a Sparks. Confira aqui alguns destes lançamentos, escolha o seu, e tenha uma boa leitura!

Crônicas Para Jovens - De Bichos e Pessoas
clarice450 Entenda bichos e pessoas com Clarice Lispector

Quarto livro da coleção Clarice Lispector – Crônicas para Jovens, organizada por Pedro Karp Vasquez, De Bichos e Pessoas reúne algumas das crônicas mais comoventes da escritora, aquelas em que fala dos animais e das relações entre eles e os seres humanos. Dona de uma percepção aprofundada do mundo animal, a Clarice interessava-se por todo e qualquer ser vivo – desde as enormes baleias aos ínfimos insetos, com especial carinho pelos cachorros e compaixão pelas galinhas, sempre tão desprezadas. Nesta coletânea, o leitor é convidado a refletir sobre a vida, a natureza e a condição humana a partir de pequenos textos que revelam a visão singular de Clarice “sobre bichos e pessoas".

Á Sombra do Holocausto


Livro é resultado da união de dois romances publicados pela autora nos anos 90: "O Mofo no Pão" e "O Sentido de Distância". Como já estavam esgotados, em 2009, o editor Leonídio Balbino da Silva – da Lisa Livros, de São Paulo –, sugeriu reuni-los num único volume. Livro nasceude uma viagem da autora a Portugal, em 1992, quando passou uma temporada entre Lisboa e Coimbra como professora visitante. Convidada para apresentar uma palestra sobre a Inquisição, mergulhou nos arquivos da Torre do Tombo, onde há mais de 40 mil processos referentes ao julgamento de judeus e simpatizantes pelo Tribunal do Santo Ofício.

Suicidas

roleta450 Suspense desvenda suicídio de nove com roleta russa

Um porão, nove jovens e uma Magnum 608. O que poderia ter levado jovens da elite carioca a participar de uma roleta-russa? Mais um livro da Série Negra, o livro Suicidas, de Raphael Montes, é uma caixa de surpresas. Um ano depois do trágico evento, que terminou de forma violenta e bizarramente misteriosa, uma nova pista, até então mantida em segredo pela polícia, desperta uma chance de resolução do caso. Sob o comando de uma delegada, as mães dos jovens se reúnem para tentar entender o que realmente aconteceu, e os motivos que levaram seus filhos a cometerem suicídio. As conversas não levarão apenas ao conhecimento dos supostos motivos, mas a uma revelação que ninguém, absolutamente ninguém esperava. O livro é intrigante, a narrativa leva a imaginar a história encenada no teatro. E vale ressaltar o excelente trabalho de capa: só de ver a foto dá vontade de ler.

Sonhos de trêm


A novela "Sonhos de Trem", lançada originalmente há dez anos, ganha agora tradução para o português por Alexandre Barbosa de Souza e publicação pela Companhia das Letras, mesma editora que trouxe para o Brasil aqueles dois outros romances citados. A força da narrativa de Johnson está na linguagem simples, direta e concisa, contudo carregada de poesia e imagens impactantes, capazes de atordoar ou encantar o leitor. O autor surpreende, por exemplo, pela capacidade de escrever cenas de violência e brutalidade cheias de beleza, transformando o trágico em sublime.

Lisboa

lisboa4501 Livro revela bastidores da guerra por Lisboa

Mesmo sem ser palco de nenhum conflito armado, Lisboa teve grande importância na 2ª Guerra Mundial (1939-1945). Último portão de saída da Europa, a capital portuguesa abrigou grande parte da realeza europeia exilada, refugiados em fuga para os EUA e uma série de espiões, banqueiros, judeus proeminentes e artistas que tentavam escapar dos conflitos, como o pintor Marc Chagall e o escritor Graham Greene. Com base em ampla pesquisa, o historiador Neill Lochery revela os bastidores da guerra ao contar a história de um país relativamente pobre que não apenas sobreviveu à guerra fisicamente intacto, como emergiu dela muito mais rico do que quando o conflito teve início.

Um Porto Seguro


Em sua nova obra, o estilo romântico que o consagrou ganha ares de suspense com a abordagem de temas como violência doméstica, medo, coragem e recomeço. A história começa quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte. Linda, mas discreta, Katie não tem amigos, nem vida social e prefere não ser notada. Vive escondida atrás de roupas largas e de um corte de cabelo que desfavorecem sua beleza e seu corpo. Sua tentativa de evitar laços pessoais fracassa quando uma série de eventos a aproxima de Alex, viúvo com dois filhos pequenos, e sua vizinha muito franca, Jo, que acaba de se mudar para a casa ao lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário