quarta-feira, 12 de setembro de 2012

OS SHOWS DA ESTAÇÃO PORTO DE AMANHÃ E SEXTA

A Estação Porto tem, definitivamente, entrado como grande ponto para as melhores atrações musicais aqui do estado. Por ela já passaram vários grandes nomes da MPB. Dessa vez quem vai nos presentear com seu talento é o ótimo Jorge Mautner. Confira:

Quinta

Estação Porto traz show que celebra a MPB
Projeto Porto MPB reúne amanhã Kátia Rocha e Zé Renato em show com clássicos nacionais

Divulgação

Os músicos capixabas Kátia Rocha e Zé Renato, parceiros em outros trabalhos, sobem a um palco do Estado pela primeira vez juntos amanhã para o projeto Porto MPB, às 20h, na Estação Porto, no Centro de Vitória.

Zé Renato foi o diretor artístico e produtor musical do último disco de Kátia, "Hoje o Samba Saiu", lançado em maio deste ano em show no Teatro Carlos Gomes. Além disso, ela gravou a composição do músico "Fica Melhor Assim" em seu primeiro disco da carreira solo, "Kátia Rocha" (1996) e contou com a participação do capixaba nos vocais de "Brasileira" (2001) e também no trabalho de estreia.

"Já cantamos juntos no Rio de Janeiro, mas aqui será o primeiro show. Sempre fico muito honrada de dividir o palco com o Zé, que é um cara de primeira linha musicalmente falando. Infelizmente no Brasil os músicos mais conhecidos nem sempre são famosos por produzirem algo muito bom, com talento. Mas ainda assim ele é muito admirado, principalmente no Rio de Janeiro", frisa Kátia.

O show dos músicos, com a duração de 1h30 aproximadamente, terá momentos em que cada um apresentará seu trabalho solo e, depois, vão dividir o palco. "O repertório traz músicas do meu novo CD, como 'Samba da Benção', de Baden Powell e Vinicius de Moraes, 'Quem te viu Quem te Vê', de Chico Buarque, entre outras canções. Há também 'Raiz', de Roberto Mendes e 'Samba de um Minuto', do carioca Rodrigo Maranhão", cita Kátia. "Entre as músicas que eu e o Zé cantamos juntos, está 'Ave Hara', de Edu Lobo".

Em entrevista ao C2, Zé Renato também lembra que no repertório está a música "Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua", de Sérgio Sampaio, e de sua participação em "Diz que Eu Fui Por Aí", canção gravada por Nara Leão, Fernanda Takai e Jards Macalé, entre outros artistas.

"É a primeira vez que cantamos juntos em Vitória, mas trabalhamos em parceria no último CD dela. Estou muito feliz de estar com Kátia nos palcos. Ela é talentosa, e tem uma versatilidade como cantora e instrumentista que faz toda a diferença".

Serviço:
Projeto Porto MPB
Show com Kátia Rocha e Zé Renato
Quando: quinta-feira (13), às 20h
Onde: Estação Porto, Armazém 5 da Codesa (Avenida Getúlio Vargas, Centro, Vitória)
Informações: (27) 3132-2064
Entrada Gratuita

Sexta

Maracatu Atômico e Africanismo no palco da Estação Porto nesta sexta-feira
Estação Porto recebe o criador do Maracatu atômico, Jorge Mautner.e também o show Africanismo, com Fábio Carvalho e o grupo Manguerê.

Divulgação/Prefeitura


A Estação Porto recebe nesta sexta-feira (14) o criador do Maracatu atômico, Jorge Mautner. Na programação da noite, que tem início às 20 horas, haverá o show Africanismo, com Fábio Carvalho e o grupo Manguerê, além de lançamento do filme "Maracatu Atômico Kaosnavial", de Afonso Oliveira e Marcelo Pedroso.

Pela primeira vez em Vitória, o "Maracatu Atômico Kaosnavial", com Jorge Mautner, Mestre Zé Duda, Maracatu Estrela de Ouro e Afonjah. Movimento número um da Trilogia Maracatu Atômico, o CD "Kaosnavial" foi realizado a partir das vivências de Jorge Mautner e de Nelson Jacobina e Afonjah no Ponto de Cultura Estrela de Ouro, junto com o Mestre Zé Duda e o Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, realizando interações estéticas. O álbum foi gravado no Engenho Santa Fé, em Nazaré da Mata, Pernambuco.

Escritor, músico e compositor, Mautner criou a música "Maracatu Atômico" em 1973, a partir da apresentação de um maracatu, em 1954, no quarto centenário da cidade de São Paulo. A imagem do homem segurando o porta-estandarte o fascinou e seguiu-o até a concretização da poesia. Depois, a música foi gravada por Gilberto Gil e Chico Science.

O Maracatu Estrela de Ouro, tradicional em Pernambuco, tem mais de 40 Caboclos de Lança, chefiados pelo Mestre Luiz; uma orquestra dirigida por Mestre Zé Duda e já ganhou o mundo sendo o único maracatu rural a chegar à Europa.

Africanismo

Com repertório marcado pela diversidade rítmica, o show Africanismo chega ao palco da Estação Porto. O intenso intercâmbio sonoro entre a África e o Brasil resultou em ritmos como o congo, maracatu, afoxé, samba, ciranda, aguerê, que foram incorporando novas influências, gingas e milongas até chegar ao samba rock, ao funk e ao rap.

No repertório do espetáculo, músicas como "Ajuda eu Tambor" (colhida das Bandas de Congo do Espírito Santo), "Ya Ya Massemba" (agueré com samba de roda de Roberto Mendes e Capinãn), "Quantas Lágrimas" (samba de raiz composto por Manacéia), "Voltei Amor" (samba rock de Carlos Fritz e Joãozinho Carnavalesco), e "Cada Macaco no Seu Galho" (um côco de Riachão), "Sorriso Aberto" (Jovelina Pérola Negra), "Bloco na Rua" (Sérgio Sampaio) e "O Velho da Palmeira" (Congo do ES).

O propósito do show apresentado por Fábio Carvalho e grupo Manguerê é preservar e divulgar a música negra. O Grupo Cultural Manguerê é formado por nove jovens com idades entre 14 e 21 anos que são moradores da Ilha das Caieiras e Grande São Pedro.

Serviço:
Estação Porto recebe Maracatu Atômico, Africanismo e lançamento de filme
Atrações: Fábio Carvalho e Manguerê;, Mestre Zé Duda, Maracatu Estrela de Ouro e Afonjah; lançamento de filme.
Quando: sexta-feira (14), às 20 horas.
Onde: Estação Porto. Avenida Getúlio Vargas, Centro.
Mais informações: (27) 3132-2064.
Entrada gratuita.

* Fontes: Portais Gazetaonline e FolhaVitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário