quinta-feira, 2 de maio de 2013

CAPIXABA REÚNE MÚSICOS INTERNACIONAIS EM SHOWS. CONFIRA.

Uma viagem que começou em 2005 pelos palcos da Europa para shows e concertos diferenciados inspirou o multi-instrumentista e produtor musical Wanderson Lopez a gravar o disco “Intuitive”, produzido por ele ao lado de músicos de várias partes do mundo. Amanhã, o espetáculo inspirado no álbum abre a programação de maio do projeto Luzes e Aplausos, no Teatro do Sesi, em Jardim da Penha, Vitória.

Divulgação


Capixaba Wanderson Lopez reúne músicos internacionais em show

Diferentes culturas dialogam por meio da música no show "Intuitive", no Teatro do Sesi

O projeto “Intuitive” é a reunião de músicos que Wanderson conheceu em solo europeu e busca diferentes inspirações culturais e referências de várias partes do mundo para a música instrumental. A intuição musical juntou no palco os ingleses Mike Fletcher e Mendi Mohinder Singh, consagrado como um dos maiores artistas da música indiana, além do francês Jeremy Naud, que toca orgão, clarinete e acordeon, e o carioca Edu Szajnbrum, na percussão e bateria.

No comando das cordas dos violões e guitarras, Wanderson explica que a empatia pelos músicos foi instantânea. “Tocamos juntos e na mesma hora decidimos partir para um estúdio na Universidade de Birmingham, onde gravamos o álbum em quatro horas”, revela Lopez, acrescentando que, mesmo com partituras e ideias vindas dele, a reunião de músicos de diferentes cantos do mundo fez nascer um álbum completamente instintivo. “Cada faixa foi gravada uma única vez. É a primeira impressão de cada músico”.

O espetáculo “Intuitive” inclui as músicas do álbum e também novos arranjos para clássicos do compositor Egberto Gismonti, além de uma versão para “Flor e Espinho”, de Nelson Cavaquinho. Wanderson destaca a importância da música brasileira no projeto e destaca a experiência interessante que foi introduzir a malemolência brasileira aos músicos. “Claro que não tem como o Mike, por exemplo, tocar bossa nova”, diverte-se. “Mas a sonoridade que cada um insere nas músicas, graças a sua bagagem cultural e musical, é singular. Tanto o projeto quanto o disco são trabalhos autorais. Não tem mágica, apenas trocas”, resume.

Nos palcos, “Intuitive” preserva a aura natural e despretensiosa transmitida no álbum. O músico capixaba destaca a capacidade artística dos instrumentistas como ponto alto. “Somos da música instrumental e somos performáticos, virtuosos”. Ele acredita que a interpretação do gênero sem vocais é uma maneira de desmistificar e tornar o estilo mais acessível, tanto pela riqueza de instrumentos quanto pela versatilidade de cada músico. “No palco, mostramos o melhor que cada um tem da sua própria cultura e da sua formação. Existe respeito às diferenças e agregamos gostos e valores. Chamo isso de honestidade”.

Sob Luzes e Aplausos: Intuitive
Com Wanderson Lopez, Mendi Singh, Mike Fletcher, Edu Szajnbrum e Jeremy Naud
Quando: sexta-feira (03), às 21h
Onde: Teatro do Sesi - Rua Tupinambás, 242, Jardim da Penha, Vitória
Ingressos: R$ 10 (meia) e R$ 20 (inteira)
Informações: (27) 3334-7300 ou 3334-7307
Retirado de: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário