terça-feira, 11 de outubro de 2011

TOP 10: MELHORES FRASES OU CITAÇÕES NAS MÚSICAS DA LEGIÃO

É claro que é uma tarefa árdua - e ingrata - escolher somente 10 frases ou citações marcantes nas músicas da Legião, mas... Vamos lá. Tem frases de amor, de dor, que te ajuda, te atrapalha mais... Tudo com a cara, e a genialidade, de Renato Russo:

10 - "Não é belo todo e qualquer mistério? O maior segredo é não haver mistério algum". (Lage D'or do Álbum V) = V foi um álbum soturno e depressivo da Legião. Mostrava as reflexões - nem sempre positivas - sobre a vida, que Renato tanto buscava encontrar. Será que não há mistério na vida? Ou o mistério é não haver mistério?



9 - "Quantas chances desperdicei quando o que eu mais queria era provar pra todo mundo que eu não precisava provar nada pra ninguém". (Quase sem querer do Álbum Dois) = Essa frase é a cara de todo mundo quando adolescente. Temos medo de fracassar, medo de parecer ridiculo e tentamos o tempo provar que somos bons, quando na verdade não precisamos realmente provar nada pra ninguém.



8 - "Quero ter alguém com quem conversar. Alguém que depois não use o que eu disse contra mim". (Andrea Dória do Álbum Dois) = Renato o eterno desconfiado, talvez porque, realmente, as pessoas queriam atingi-lo com suas maiores fraquezas mesmo. Existe alguém em que podemos confiar de verdade?



7 - "E hoje em dia como que se diz eu te amo?" (Vamos fazer um filme? do Álbum O descobrimento do Brasil) = Realmente o que a modernidade fez com a gente. Perdemos valores simples, básicos... Ainda não sei como se diz eu te amo hoje em dia. Será que é fazendo um filme?



6 - "Quando tudo está perdido sempre existe uma luz. Quando tudo esta perdido sempre existe um caminho." (A via Láctea do Álbum A tempestade) = Na letra alguém diz isso a um Renato com febre, triste, doente, provavelmente debilitado por causa da doença que o levou. De boa, dá vontade de chorar toda vez que ouço a música.


5 - ¨Quem me dera ao menos uma vez provar que quem tem mais do que precisa ter quase sempre se convence que não tem o bastante e fala demais por não ter nada a dizer¨ (Índios do Álbum Dois) = Chega me doer o coração ter de citar somente uma frase dessa canção perfeita. Não lhe vem a cabeça quando você lê/ouve/canta esse trecho os políticos de Brasilia?



4 - "Nosso suor sagrado é bem mais belo que esse sangue amargo e tão sério." (Tempo perdido do Álbum Dois) = Tá. A frase nem é tão emblamática assim, mas Tempo Perdido é uma canção tão importante tão incentivadora que merecia estar aqui. Somos eternamente tão jovens.



3 - "Que país é este?" (Qua país é este? do Álbum Que país é este?) = A repetição da frase, do nome da música e do nome do álbum diz tudo. Uma frase, simples, básica e comum reflete absolutamente tudo o que o nosso país é e não é. Infelizmente atualissíma até hoje. Quando vamos saber quem nós somos Brasil?



2 - "Dissestes que se tua voz tivesse força igual à imensa dor que sentes, teu grito acordaria não só a tua casa, mas a vizinhança inteira." (Há tempos do Álbum As quatro estações) = A música retrata os sentimentos - e a dor - de uma menina que sofre com todos os seus males e com os males do mundo (ela se mata na canção seguinte). A vida de Renato se funde - e confunde - com as dos personagens que ele mesmo criava. Genial! O mais louco é que o assunto é super sério, triste, drástico, pesado e As quatro estações é considerado o álbum mais pop da Legião. Louco né?



1 - "É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã." (Pais e filhos do Álbum As quatro estações) = Quem nunca ouviu pelo menos este trecho da música ao menos uma vez? A bela e incentivadora frase vem numa música triste que relata o suicidio da menina de Há tempos e mesmo assim é o mais sucesso disparado da Legião.



2 comentários: