quinta-feira, 10 de maio de 2012

"FRANKENWEENIE": TIM BURTON LANÇA FILME DE TERROR

Tim Burton (Alice no País das Maravilhas) lançará Frankenweenie, longa-metragem da Disney em stop motion 3D e preto e branco, que adapta seu curta de 1984.

No novo filme, Burton amplia o universo do jovem Victor Frankenstein, colocando em cena outros "monstros", como Drácula e Lobisomem. "Quando fizemos o curta, pensamos 'sem muitos problemas isso poderia ser transformado em um longa'. Foram alguns anos até se adicionar a mistura Abbott and Costello Meet Frankenstein [filme de 1948 onde a famosa dupla encontra além do monstro do título, Drácula e o Lobisomem], que é algo que veio naturalmente, provavelmente depois do curta. O núcleo sempre foi o mesmo, e eu queria manter o núcleo. É o centro da história. Nós só tentamos adicionar outras coisas, o mais naturalmente possível. Uma das coisas que eu tinha interesse em fazer era dar mais atenção à sala de aula e às crianças, as políticas das crianças, a rivalidade e os experimentos entre as crianças. Aquele mundo parecia combinar com esse mote de House of Frankenstein [filme de 1944 que também reúne Frankenstein, Drácula e Lobisomem]. Mas tentamos desenvolver isso naturalmente, para que não parecessem duas histórias separadas. A raiz de tudo é a história original do menino e seu cachorro", declarou.

Segundo Burton, o filme é um dos seus trabalhos mais pessoais, unindo sua experiência com animais de estimação e seu amor por histórias de monstros: "Lembro daquela primeira relação com um animal de estimação, onde há aquele amor incondicional. Você sai da sala e quando você voltaé como se tivesse longe há anos. E então, pois animais geralmente não vivem muito, é foi primeira experiência pura e minha primeira experiência com a morte. Foi uma combinação poderosa das duas coisas. Foi daí que surgiu a história. A ideia de nunca esquecer o trauma emocional de perder aquela relação, mas facilmente relacionando-a com a história de Frankenstein, que é outro amor. Foi fácil casar as duas coisas sem parecer forçado".

Por se tratar de um filme pessoal, o diretor reuniu no elenco de vozes atores com quem já havia trabalhado anteriormente, como Martin Landau (Ed Wood), Martin Short (Marte Ataca!), Catherine O’Hara (O Estranho Mundo de Jack, Os Fantasmas se Divertem) e Winona Ryder (Os Fantasmas se Divertem, Edward Mãos de Tesoura), apesar de não contar com seus habituais parceiros, Johnny Depp e Helena Bonham Carter: "É uma coisa tão pessoal que quis fazer o possível para deixar mais pessoal ainda. Sempre, as vozes precisam ser as certas. Com Martin e Catherine, eles são tão bons. Foi por isso que fiz com que fizessem três vozes cada. Para mim, há uma grande energia nisso. E Winona, eu não a via há anos. A mesma coisa com Martin.. Uma coisa assim só pode tornar a coisa mais pessoal".

Quanto à técnica escolhida, stop motion ao invés de computação gráfica, Burton diz que as imperfeições da técnica analógica servem para dar personalidade ao filme. "A tecnologia pode suavizar as linhas. Tínhamos bonecos tão bons em A Noiva Cadáver que as pessoas acharam que eram feitos no computador, o que não é verdade. Mas uma vez que você começa a suavizar as linhas, começa o problema. Toda técnica tem suas virtudes. Há boas animações em computação gráfica, boas animações tradicionais, e boas animações de qualquer forma. O que você espera é que o que você gosta de uma técnica, que você não perca suas particularidades. Tentamos fazer com que nossas limitações de orçamento trabalhem a nosso favor".

Com roteiro de John August (Peixe Grande), Frankenweenie estréia em 5 de outubro nos EUA e em 2 de novembro no Brasil.

Informações: Natália Bridi (Site Omelete)


Nenhum comentário:

Postar um comentário