quarta-feira, 15 de agosto de 2012

ACONTECE HOJE O LANÇAMENTO DE "JORNAL DA DÉCADA DE 70". CONFIRA

Livro Jornal da Década de 70, organizado por Antonio de Pádua Gurgel. Foto: Divulgação

Um panorama da imprensa brasileira em 1970
Editora Pro Texto faz 20 anos e lança livro que resgata história

Criada em 1992, a editora Pro Texto completa duas décadas de existência no Estado e comemora a data com o lançamento do livro "Jornal da Década de 70", que reproduz páginas da imprensa alternativa brasileira dos anos 70 e, ao mesmo tempo, apresenta um retrato daquela época.

O lançamento acontece hoje, a partir das 19h, na Biblioteca Pública do Espírito Santo, em Vitória. O jornalista e escritor Antonio de Pádua Gurgel, fundador, proprietário e um dos autores da editora, conta que a Pro Texto nasceu pouco depois de sua volta para a capital capixaba – ele havia morado em Brasília por muitos anos.

Antonio Gurgel (foto abaixo) começou a escrever livros em 1984, quando publicou "Socialistas no Brasil: Partidos, Programas e Experiências". Em seguida lançou "O Brasil Vai às Urnas" (1990), apresentando um retrato da campanha presidencial que elegeu Fernando Collor de Mello.

Jornalista Antonio de Pádua Gurgel. Foto: Divulgação

"Quando retornei ao Espírito Santo, em 1990, trabalhei como assessor de comunicação e fazia jornais para empresas. A editora nasceu para que pudesse emitir nota fiscal. Em 1992, quando houve a implantação de fibra ótica no Estado, sugeri fazermos o livro ‘De Graham Bell à Fibra Óptica – História das Telecomunicações no Espírito Santo’", conta.

Aquela foi a primeira publicação da Pro Texto, que somente em 1998 deu gás em sua produção. Gurgel deixou de lado o trabalho como assessor para se dedicar integralmente à produção de livros. Naquele ano, por sinal, foi editada uma biografia do ex-governador Carlos Lindenberg, marco da Coleção Grandes Nomes do Espírito Santo – que hoje já conta com 32 obras sobre personalidades locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário