terça-feira, 14 de agosto de 2012

DISCOGRAFIA EM TRÂNSITO - FOO FIGHTERS


“Porque é no trânsito que sobra tempo para ouvir discografias nos dias de hoje”

Um prazer começar essa coluna onde poderei dividir com vocês um pouco do meu prazer que tem sido aproveitar os engarrafamentos de nossas cidades para colocar em dia, e agora com um olhar mais crítico, as discografias de bandas desse mundão.

E para começar procurei não pegar uma das bandas que venero e sim com uma que sempre deixei de dar a devida atenção merecida. E eis que me deparo com quase um mês ouvindo a banda de Dave Grohl, o Foo Fighters.

Claro, eu já curtia sim os classicões como “Big Me” e “Learn to fly” entre outras, mas queria mais.

Fui catapultado a fazer isso após curtir ao vivo pela tv o show deles no Lollapalooza, ainda mais sabendo que meu amigo e fã número 1 dos caras Kadu Rodrigues estava lá no gargarejo. Fiquei bem impressionado com a garra da banda, mas reparei bastante na pegada deles ao vivo e aí tratei de ouvir as músicas gravadas em seus cd´s para comparar e enfim saber qual é do Foo Fighters .

O QUE NÃO GOSTEI MUITO: Sei que é um pecado mortal comparar qualquer coisa do Foo com o Nirvana, mas admito que foi impossível para mim.

Poxa, Nirvana é a banda que me fez tocar sem medos, sem rédeas técnicas. Nirvana me ajudou a criar música e não apenas a ser um tocador técnico de músicas dos outros.

Mas não consegui. Não pude evitar ouvir Dave cantar sem me lembrar daquele magrelo sentando a marreta na batera e chacoalhando a cabeleira como louco no início dos anos 90.

Mas superei a medida do possível essa irresistível tentação e me deixei levar. (mas que os backing vocal´s do Foo Fighters são Nirvana puro, isso são tá!).

O que talvez mais tenha me incomodado é que desde o primeiro disco a banda já se mostra muito técnica, até demais. Além disso, é nítido que Dave, talvez por não ser tão “tosco” como Kurt, optou em fazer um som comercial. Som comercial é preciso, claro, mas sei lá, me incomodou um pouco vindo de um ex-Nirvana, mesmo ele se matando nos berros “a la Kurt”.

Mas que aquela guitarrinha tosca, semi-desafinada e regulada de qualquer jeito no overdrive até o talo fez falta, isso fez.

Ok, Dave não permite isso no Foo. Respeite-se e vamo que vamo.

O QUE EU GOSTEI: simples: é uma banda de rock tocando rock o tempo todo. Técnico demais ou não, comercial demais ou não, eles nunca mudaram o estilo. Você consegue ouvir nitidamente desde a primeira música, até “Walk” de seu último álbum, as 3 guitarras, o baixão, batera e Dave se esgoelando. Ou seja: UMA SENHORA E HONESTA BANDA DE ROCK AND ROLL!

Fiz minha seleção para ouvir no trânsito.
Dica: ouça no Random.

Baixe a discografia do Foo Fighters (seleção minha): http://www.4shared.com/rar/rGwz8EAA/TOP_Foo_Fightes_-_Juliano_Nogu.html

Curta a página “Discografia em Trânsito” no facebook: http://www.facebook.com/DiscografiaemTransito

(Texto de Juliano Nogueira publicado no site http://www.enfu.com.br em 14/05/2012)


Juliano Nogueira. Publicitário / São Paulino sarado / Baixista do Bando de Conga / Goleiro de meia tigela / Piloto frustrado / Pai da Julia e Luiza / Namorado da Lilian

Nenhum comentário:

Postar um comentário