Marque na sua agenda. Neste fim de semana a sua melhor opção será ir ao cinema ou ao teatro. Estreará nas salas de exibição e nos palcos capixabas três atrações imperdíveis. Confira nesta postagem um resumo de cada uma.
"Febre do Rato" e a poesia marginal de Cláudio Assis
Filme de Cláudio Assis, diretor de "Amarelo Manga" no cinema
A trama gira em torno do relacionamento entre Eneida (acima) e Zizo
Em sua curta e tardia filmografia, o cineasta Cláudio Assis faz questão de incomodar e, ainda assim, encontrar seu espaço no entrelugar do circuito comercial e o de festivais no Brasil. Seu novo longa, "Febre do Rato", estreia sexta-feira no Estado e foi exibido na última terça, para marcar o lançamento da 19ª edição do Vitória Cine Vídeo, que acontece em novembro na Capital. Ao contrário do que fez em seus trabalhos anteriores – "Amarelo Manga" e "Baixio das Bestas" –, que abusava das cores fortes, Assis aposta agora no preto e branco para contar sua história.
O filme gira em torno de um grupo de amigos capitaneado por Zizo (Irandhir Santos, de "Tropa de Elite"), o "Poeta", um sujeito anárquico, que publica o jornal-manifesto que dá título ao filme, roda Recife com discursos contra a desigualdade e escreve poesias para os amigos como o casal formado pelo coveiro Pazinho (Matheus Nachtergaele) e a travesti Vanessa (Tânia Granussi). Nas horas vagas, faz sexo com senhoras de idade na caixa d’agua de seu quintal. Sua rotina se desconstrói quando cruza com a jovem Eneida (Nanda Costa), uma menina de boa educação que, apesar de dar corda, resiste aos avanços de Zizo. É na relação (ou na falta dela) entre os dois, que o filme se desenvolve e, assim como em "Baixio das Bestas", conversa diretamente com o espectador na intenção de derrubar a barreira que separa o espectador do que ele vê em tela.
Os exageros sexuais não são poucos. As cenas da caixa d’agua e uma pós-orgia, quase sempre filmadas de cima, funcionam como balés de genitálias expostas sem o menor pudor. Da mesma maneira como não existe sinal de pudor na "consumação" do casal de protagonistas, que, assim como o cinema de Assis, desconstrói o certo e prefere trilhar pelo caminho mais difícil.
Novo filme de Meirelles estreia nesta sexta
O filme "360" entra em cartaz em circuito nacional
Elenco internacional tem Anthony Hopkins
Novo projeto estrangeiro de Fernando Meirelles, "360", abriu na última semana o 40º Festival de Cinema de Gramado, na serra gaúcha. O filme conta com vários atores estrangeiros conhecidos no elenco, como Anthony Hopkins, Jude Law e Rachel Weisz, além dos brasileiros Maria Flor e Juliano Cazarré. O filme entra em cartaz em circuito nacional nesta sexta-feira.
O filme traz várias histórias e muitos personagens, que acabam por se cruzar em algum momento da trama. Aliado ao elenco internacional, "360" é um puro produto da globalização. "No entanto, sempre se consegue colocar o nosso toque brasileiro, uma capacidade de improvisar, de encontrar soluções criativas", disse Meirelles em entrevista.
Dama dos palcos, das chanchadas e da TV
Espetáculo acompanha a trajetória da atriz Sônia Mamede
Monique Alfradique (centro) pesquisou sobre a vida de Sônia e assistiu a seus filmes para viver a personagem
Foi por acaso que a atriz e comediante Sônia Mamede tornou-se artista. Uma amiga que atuava em musicais convidou-a para assistir a um ensaio, e por lá ela ficou. Tornou-se vedete bem-sucedida do teatro de revista, nos anos 50, passou pelo cinema, destacando-se sobretudo na era de ouro da Atlântida Cinematográfica (célebre estúdio brasileiro), naquela mesma década, e também atuou na TV, até falecer em 1990, aos 53 anos.
Sua trajetória e memória é resgatada na comédia musical "A Garota do Biquíni Vermelho", que tem a atriz Monique Alfradique no papel de Sônia Mamede. O espetáculo, que marca a estreia do jornalista e escritor Artur Xexéo como autor teatral, será apresentado no Teatro Universitário, em Vitória neste sábado – em duas sessões.
A bela Sônia Mamede
"A Garota do Biquíni Vermelho", que estreou em 2010, faz parte do projeto Trilogia do Riso, que narra a trajetória pessoal e profissional de grandes damas das comédias e das chanchadas. Além da comédia musical que chega agora a Vitória, completam a trilogia as peças "A Vingança do Espelho: A História de Zezé Macedo", sucesso de público e crítica no Rio de Janeiro, e "Consuelo Leandro".
A Garota do Biquini Vermelho
Quando: Sábado, às 18h30 e às 21h
Onde: Teatro Universitário, Ufes, Avenida Fernando Ferrari, 514, em Goiabeiras, Vitória
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Informações: (27) 3323-0476 ou no site www.ratimbum.art.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário