segunda-feira, 27 de agosto de 2012

'SAGARANA' - UMA VIAGEM AO UNIVERSO SERTANEJO.


'Sagarana' livro de contos escrito por Guimarães Rosa em 1938 pode ser descrito como um dos maiores da literatura brasileira em todos os tempos. A precisão e a verissimilidade com que Rosa descreve o sertão - e seus moradores - é tamanha que, se bobear, você se imagina ao lado dos personagens das estórias.

O livro que originalmente continha 10 contos foi condensado e na maioria das versões atuais possuí 7 contos, sempre tendo como pano de fundo o sertão e como tema principal o sertanejo, seus trejeitos, características e sentimentos. 'Sagarana' é um retrato fiel do povo do interior do Brasil!

Guimarães Rosa. Profundo conhecedor dos homens e do sertão.

Confira um resumo de cada conto:

'O burrinho pedrês' = O conto mais engenhoso da coletânea. Narra o curso de uma boiada sob a ótica de 'Sete de ouros' um velho burrinho que acaba entrando por acaso no time de montarias que acompanham os vaqueiros.

'A volta do marido pródigo' = Conta a estória de uma sertanejo bom de contar causos que supostamente havia vivido. Cansado de só inventá-las, ele decide vivê-las de verdade. Contudo desiludido ele tenta voltar pra casa e para a sua esposa que havia deixado.  

'Sarapalha' = Ritmo lento. Narra a viva dos Primos Ribeiro e Argemiro que, velhos e doentes, vêem a vida passar lentamente no sertão enquanto aguardam suas mortes. Contudo uma reviravolta acontece quando um dos primos revela um grande segredo.

'Duelo' = O conto mais engraçado. O duelo efetivamente não acontece, pois Turibio e Cassiano sequer se enfrentam (o 'duelo' aconteceria porque Cassiano se envolve com a mulher de Turíbio). Os dois passam a se cercar na espera da peleja que nunca ocorre e cabe a um personagem inusitado fazer o "serviço sujo".

'Minha gente' = O foco é a engenhosidade da mulher. "Assistente" de jogador de xadrez, jovem se apaixona pela prima, que usa de "jogadas" típicas de enxadrista para juntá-lo com outra mulher. 

'São Marcos' = Conto mais complexo da coleção. Tem como ponto principal a luta entre o bem e o mal, ilustrado aqui pelo católico fervoroso x praticante de umbandismo (visto com mal pelos sertanejos). 

'Corpo fechado' = Mostra o duelo (mais um) entre o valentão da cidade contra um sertanejo comum que, em troca de ter o "corpo fechado" vende seu bem mais precioso: Sua montaria.

 
Carro de boi, com uma junta de bois a mais que no conto Conversa de Bois


'Conversa de bois' = Narra a estória de um menino e seu padrasto em viagem para sepultar o corpo do pai do garoto. Os bois que levam a montaria "refletem" sobre suas vidas e as dos homens, enquanto o menininho trava uma terrível dúvida consigo mesmo. Excelente conto!

'A hora e vez de Augusto Matraga' = Um clássico! Antes cruel e mau caráter Augusto se regenera após quase morrer, passando a ter os preceitos religiosos como caminho. Contudo a presença de um grupo de cangaceiros hospedados exatamente por Augusto pode mudar seu destino. 

Considerações do blogueiro: 

O livro é indicado a quem tem uma certa bagagem literária, uma vez que tem por característica o ritmo lento e detalhista. O sem número de referencias e linguajares sertanejos também podem confundir em alguns momentos e é necessário ter atenção irrestrita ao ler os contos. 

O livro é realmente uma viagem. É impossível não visualizar as cenas, pois a riqueza estilística de Rosa é impar, nos pondo dentro de cada cenário. O livro é um dos melhores escritos em Língua Portuguesa. Alguns defendem, e eu posso apoiá-los em algum momento, que talvez seja O melhor. 

Confira, na íntegra, o filme 'A Hora e Vez de Augusto Matraga' de 1965

Nenhum comentário:

Postar um comentário