terça-feira, 28 de agosto de 2012

CONFIRA OS LANÇAMENTOS LITERÁRIOS DA SEMANA

Confira aqui no Outros 300 os melhores lançamentos do mundo literário nacional e internacional. Destaque para livro de poesias de Antônio Cícero e para livro que revela conversas inéditas do gênio José Saramago. Acompanhe:

Rui Duarte Silva/Divulgação
"José e Pilar: Conversas Inéditas" 

"José e Pilar: Conversas Inéditas", lançado no Brasil pela Companhia das Letras – editora responsável pela publicação da obra de Saramago no país desde o final dos anos 80, revela conversa do escritor português José Saramago a seu conterrâneo Miguel Gonçalves Mendes, que dirigiu o documentário "José e Pilar", um retrato íntimo do autor. Estas conversas inéditas apresentam um olhar de dentro para fora, a partir da perspectiva do próprio Saramago, que é também visto de fora para dentro: seja pelo ponto de vista de Pilar, seja pelo ponto de vista de Miguel Gonçalves Mendes – que conduz as entrevistas. José e Pilar veem-se, enfim, refletidos um no outro. E muito dela, de sua importância na história do escritor português, revela-se ao longo da leitura.

rebelde450 Trilogia redesenha a Escócia e seus guerreiros
O Rebelde

Quem não se lembra do herói escocês William Wallace representado por Mel Gibson no cinema? Pois bem a verdadeira história do filme Coração Valente, é revelada n novo livro de Jack White, O Rebelde. A obra vai agradar e muito os amantes de aventuras medievais e literatura épica, pois redesenha personagens da história da Escócia como os guerreiros Robert the Bruce, James “the Black” Douglas e William Wallace. “É doloroso ouvir as pessoas dizerem que William Wallace morreu um rebelde, um patriota heroico com um grito de liberdade nos lábios, porque isso é mentira”. (O Rebelde)

jud450 Romance traz à tona raízes judaicas do Brasil
O Segredo do Oratório

Apaixonada por história e em especial por temas ligados ao judaísmo, a jornalista Luize Valente codirigiu, com Elaine Eiger, os documentários Caminhos da Memória - A Trajetória dos Judeus em Portugal (2002) e A Estrela Oculta do Sertão (2005). Agora Luize retorna ao tema das raízes judaicas do Brasil em sua estreia na literatura de ficção. No romance O Segredo do Oratório, a autora tece a história da jovem médica paraibana Ioná, que se descobre descendente de cristãos-novos, em busca de suas raízes familiares e de sua própria identidade. Uma jornada que começa no Sertão nordestino, passa por São Paulo e chega a Nova York, onde a primeira comunidade judaica foi fundada por conversos vindos do Brasil. A trajetória de Ioná é marcada por revelações e encontros que vão mudar sua vida a partir do momento em que ela descobre um segredo guardado há mais de dez gerações. Um crucial e inédito retrato do Brasil, que combina elementos históricos, uma narrativa ágil e reveladora e uma grande história de amor.

nazarian450 Autor Santiago Nazarian estreia livro juvenil
Garotos Malditos

Em Garotos Malditos, Santiago Nazarian discute os limites da adolescência, as descobertas sexuais e os valores da amizade, com humor, terror e muita insanidade. O romance narra a história de Ludo, um problemático garoto viciado em filmes de terror que, após ser expulso da escola onde estudava, vai parar no nada tradicional Colégio Pentagrama. Lá passa a conviver com lobisomens, vampiros, bruxas e zumbis. Nos filmes de terror isso pode parecer uma experiência incrível, mas, na vida real, Ludo pouco a pouco descobre que seus dias não serão nada fáceis. Garotos malditos é o sexto romance de Santiago Nazarian e seu primeiro livro juvenil. O autor de O Prédio, O Tédio e o Menino Cego e Pornofantasma, entre outros, nascido em 1977, foi eleito, em 2007, um dos autores jovens mais importantes da América Latina, nas comemorações do Hay Festival em Bogotá, capital mundial dos livros.

porventura450 Após dez anos, Antonio Cícero lança livro de poesias
Porventura

Em Porventura, o poeta, ensaísta e filósofo Antonio Cicero volta a se dedicar ao gênero que o tornou conhecido como um dos mais importantes escritores de sua geração, num volume arrebatador e de imensa força poética. Cicero nasceu no Rio de Janeiro, em 1945 e formou-se em filosofia na Universidade de Londres. Irmão de não menos célebre, Mariana Lima, é autor, entre outros, dos livros de poemas Guardar (Record, 1996) e A Cidade e os Livros (Record, 2002), bem como do ensaio filosófico Poesia e Filosofia, lançado recentemente pela Ed. Civilização Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário