quinta-feira, 16 de agosto de 2012

16 DE AGOSTO - UM DIA PARA COMEMORAR (OU RECORDAR)

Nunca uma data foi tão recheada de nascimentos (ou perdas) de tantos artistas relevantes quanto 16 de agosto! Só para se ter uma ideia neste dia nasceram grandes ídolos nacionais e internacionais como Madonna, o diretor James Cameron, os cantores Odair José e Marcelo Nova, e o comediante Oscarito, dentre outros. Contudo a data também é triste, pois neste dia o mundo perdeu dois gênios da música: Dorival Caymmi e Elvis Presley (conforme top dez acima), além do escritor Eça de Queiroz. Confira as novidades e mate a saudade aqui nesta postagem.

Nascimentos

Madonna - a eterna rainha do pop


Apesar da rivalidade crescente com Lady Gaga, e agora com o amigo da cantora, Elton John, Madonna completa 54 anos nesta quinta-feira sem ter muito do que se queixar em três décadas de domínio na música pop e outros tantos de presença no cinema. A atriz, cantora, diretora e empresária completa aniversário hoje imersa na turnê mundial de seu último disco, MDNA, o décimo segundo de estúdio de sua carreira, que já se transformou em mais um êxito da "ambição loira". Confira abaixo o clipe de "Give Me All Your Luvin" primeiro single de seu mais último álbum.

  

Odair José o Bob Dylan brasileiro!

Odair começou como crooner na adolescência até meados dos 17 anos quando começou a compor. Nos Anos 70 sua música teve influências da música caipira americana. Depois, fez um ópera-rock na música "O Filho de José e Maria", chegando a ser rotulado como o "Bob Dylan Brasileiro". A partir dos anos 70 se consagrou no estilo brega com forte apelo popular como "Uma Vida Só", conhecida popularmente pelo seu refrão, "pare de tomar a pílula", que foi censurada pelo governo brasileiro pelo suposto entendimento de que a canção fazia propaganda contrária à distribuição das tais pílulas para o controle de natalidade. Também de forte apelo popular, na canção "Deixa Essa Vergonha De Lado", Odair José deu seu total apoio à empregada doméstica, função que no início da década de 1970 não era legalizada. Também emplacou sucessos tremendos como "Eu Vou Tirar Você Deste Lugar" (vídeo abaixo), "Eu, Você e a Praça", "Assim Sou Eu".



Marcelo Nova e José Augusto do rock ao romântico.

Outros dois aniversariantes do dia são os cantores Marcelo Nova e José Augusto. O primeiro foi grande parceiro de Raul Seixas nos anos 80/90 lançando inclusive o álbum "A Panela do Diabo" ao lado do conterrâneo baiano. O segundo é um super ídolo pop romântico que teve como ápice da carreira a música "Aguenta Coração" lembrada até por gerações e gerações. Os dois continuam na ativa fazendo shows pelo país.

Oscarito e James Cameron -  Do simples ao sofisticado

De coincidência Oscarito e James Cameron só tem o cinema e a data de aniversário. Porque se analisarmos a atuação de cada um em seus filmes serão grandes as diferenças. Enquanto o primeiro foi ídolo das chanchadas brasileiras ao lado de Grande Otelo onde tinham o simples intuito de divertir, o segundo é um consagrado diretor Hollywoodiano autor de obras grandiosas como Titanic e Avatar. Cada um a seu jeito contribuiu para essa paixão chamada cinema.

Dorival Caymmi - 4 anos de saudade

Em 2008 o país perdeu um de seus maiores artistas. Falecia Dorival Caymmi deixando uma legião de fãs espalhados pelo Brasil. Caymmi foi cantor, compositor, violonista, pintor e ator. Veja abaixo o clipe da clássica "Marina"



Eça de Queiroz - O autor do maior romance realista português


Foi um dos mais importantes escritores lusos. Foi autor, entre outros romances de reconhecida importância, de Os Maias e O crime do Padre Amaro; este último é considerado por muitos o melhor romance realista português do século XIX.

Frases de Queiróz

"Os sentimentos mais genuinamente humanos logo se desumanizam na cidade". 

"Quem sem descanso apregoa a sua virtude, a si próprio se sugestiona virtuosamente e acaba por ser às vezes virtuoso". 

"Políticos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos pelo mesmo motivo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário