segunda-feira, 20 de agosto de 2012

CRÍTICA - MTV E MULTISHOW, OS MELHORES DO PAÍS?

Nos próximos dias 18 e 20 de setembro respectivamente os canais Multishow e MTV premiarão os melhores artistas musicais do ano. Pelo menos é assim que ambos apresentam suas festas. Mas... Será que realmente os melhores da música brasileira que são os indicados e por consequência que serão os premiados?


Com a MixTV ainda se consolidando a Multishow pode se gabar de ser a grande rival da (quase falida) MTV no que tange a música. A principio, a grande diferença entre a MTV e a Multi é que a primeira se basearia somente em video clipes enquanto a segunda se basearia numa analise mais ampla do artista, porém, a principio...

Na prática a MTV, já há algum tempo, tem se desfeito de sua grande arma que é o acervo espetacular de clipes. Desprestigiando-os, a emissora também passa a apostar numa analise geral dos artistas e não somente em seus clipes. Por exemplo não premiará mais direção e direção de arte,  o que é uma pena.


Para responder a questão levantada acima basta apenas uma pequena olhada na lista de indicados (os concorrentes a melhores cantores da Multishow são Thiaguinho, Luan Santana, Michel Teló, Gusttavo Lima e Di Ferrero). E da MTV são (Arnaldo Antunes, Criolo, Dinho Ouro Preto, Emicida, Lirinha, Lenine, Lucas Santana, Ogi, Projota e Seu Jorge).

Antes de respondermos se de fato as duas emissoras estão premiando os melhores, façamos uma analise rápida. Não precisa ser nenhum expert para perceber que a grande diferença entre MTV e Multi é que a primeira seleciona um grupo restrito de artista (um nicho) enquanto a outra privilegia artistas ultra populares.

A MTV se aproxima mais de realmente premiar os melhores, mas sua velha mania de querer "lançar gente" ainda a atrapalha. O superestimado Criolo, vencedor de tudo no ano passado, é um exemplo. Esse ano Projota é a bola da vez. Não me surpreenderia se ele abocanhasse tudo. Logo pergunto Projota é o melhor de 2011/2012? Não. Logo a MTV também não privilegia os melhores.

Projota
Projota. O queridinho da vez na MTV

A Multishow investe em artistas populares. É impossível não dizer que receber a alcunha de melhor em alguma coisa é muito injusto para uma geração popularesca tão ruim. Ou seja, a  Multishow está bem longe de premiar os melhores.

Michel Teló
Michel Teló. Investimento da Multishow é no popularesco

É uma pena o Brasil estar tão mal servido de emissoras musicais, uma vez que temos uma riqueza artistica infinita, mas que é muito mal aproveitada. Uma pena! 

Um comentário:

  1. A MTV estava num bom caminho nos anos 90, o Rock, o embrião criador da MTV, era explorado numa cena alternativa de muita qualidade. Inexplicavelmente pulou fora dessa piscina e debandou pro gueto, apostando no eterno renegado e restrito, rap. Tristemente tive que pular fora buscando pela qualidade e ousadia deixada nos anos 2000 pela MTV.

    ResponderExcluir