segunda-feira, 27 de agosto de 2012

SERRA: COMEMORAÇÕES UNEM CASA DO CONGO E TRIÂNGULO DAS SANTAS. CONFIRA!


A mostra 12ª Exposição Tradição e Folclore, aberta nesta quarta-feira (15), marca a abertura oficial do calendário da Casa do Congo Mestre Antônio Rosa, em comemoração ao mês do Folclore e aos 12 anos de existência da Casa do Congo.

Além da Serra, também participam da mostra as cidades formadoras do Triângulo das Santas - Santa Tereza, a primeira cidade brasileira fundada por imigrantes italianos; Santa Maria de Jetibá, a mais pomerana do Brasil e Santa Leopoldina, onde teve início o processo de colonização com os primeiros imigrantes suíços, alemães, luxemburguenses e na sua maioria pomeranos.

Vestimentas típicas, objetos do cotidiano, fotos antigas e recentes dos municípios vão compor o cenário da Casa do Congo, juntamente com as manifestações folclóricas da Serra, como o Boi Graúna, Zé Pereira e Maria Quebra Galho, a lenda do Pássaro de Fogo, com o Moxuara e o Mestre Álvaro. Também haverá mostra de antigos carnavais serranos, com as roupas características de cada bloco de rua, muitas máscaras e serpentinas. O congo, com seus instrumentos, estandartes e dançarinas têm lugar de honra na exposição.

Na terça-feira, 28, às 19 horas, haverá apresentação de banda de congo e do coral Arcelor Mittal Tubarão, dentro do projeto Cantos em todos os Cantos, patrocinado pela Lei Chico Prego. Vídeos com temática folclórica, a exemplo de “Siga Minhas Mãos (45’), “Cultura e Folclore das cidades Pomeranas e Italianas (30') e “Casamento Pomerano” (30') serão exibidos, no Museu Histórico da Serra, no período de 15 de agosto a 30 de setembro. É preciso agendar a exibição, pelo telefone 3251 6636 ou 3251 4850 ou pessoalmente, das 08 às 17, na rua Cassiano Castelo, 22, Serra Centro. Email. museuhistorico@serra.es.gov.br

Serviço:

12ª Exposição Tradição e Folclore

Período: de 15 de agosto a 30 de setembro

Local: Casa do Congo Mestre Antônio Rosa – Rua Cassiano Castelo, s/nº, Praça João Miguel

Telefone: 3251-5870 Funcionamento: 9h às 17h, de segunda a sexta, e nos finais de semana e feriados, somente com agendamento para grupos.

Exibição de Filmes – De 15/08 a 30/09

“Siga Minhas Mãos – (45’) ”, editado pela Lei de Incentivo à Cultura Chico Prego,

“Cultura e Folclore das cidades Pomeranas e Italianas (30')

“Casamento Pomerano” (30').

Local: Auditório anexo ao Museu Histórico da Serra

Rua Cassiano Castelo, 22 – Telefone 3251 6636 / 3251 4850

Apresentação do Coral Arcelor Mittal Tubarão e de Banda de Congo

Local: Casa do Congo – 19 horas

Dia: 28/08

Informações: Zelita Viana ( zelita@serra.es.gov.br)




Nenhum comentário:

Postar um comentário