quinta-feira, 16 de agosto de 2012

BIBLIOTECA PÚB. ESTADUAL: HOJE, ÀS 19H, JORNALISTA LANÇA LIVRO SOBRE EXTINTO TEATRO CAPIXABA


A Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES) promoverá hoje, dia 16, o lançamento do livro "A Paixão Segundo São Roque", da jornalista Roberta Fachetti, às 19 horas, com entrada franca. Em lembrança aos 30 anos de falecimento de José Regattieri, um guerreiro da história de São Roque do Canaã, a obra apresenta a história da encenação da Vida de Cristo, curiosidades, detalhes de bastidores, biografia do criador, fotos marcantes e relatos emocionantes de quem viveu essa época que marcou a história do município.

Além disso, o livro traz uma entrevista exclusiva com a atriz Fernanda Montenegro, que participou do filme "A Vida de Jesus Cristo", gravado em São Roque e dirigido por José Regattieri em 1971.


Em suas 252 páginas, o livro-reportagem conta toda a história do teatro na cidade com a encenação da Vida de Cristo, destacando o início, quando era usada uma imagem de gesso para representar o momento em que Jesus era pregado na cruz. Com o passar do tempo, foi construída uma cruz para que o ator pudesse representar este momento. Cerca de 300 artistas locais entravam em cena todos os anos. Em um único ano, mais de 20 mil pessoas assistiram à apresentação.

"Resgatar essa história é bem mais que o projeto pessoal de alguém que saiu de São Roque para estudar e voltou como uma "contadora de histórias". O tema ganhou ainda mais relevância ao descobrir que mais de 300 pessoas da comunidade deixavam de lado a rotina do dia-a-dia para entrarem em cena. Um teatro que foi realizado por lavadeiras, donas de casa, agricultores e motoristas e, até hoje, é comparado com espetáculos que envolvem grandes artistas", ressalta a jornalista e autora do livro, Roberta Fachetti.

Apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso na Faesa, o livro foi aprovado com nota dez pela banca examinadora. O lançamento tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Serviço:

Lançamento do livro: "A Paixão Segundo São Roque",

Data: Quinta-Feira (16)

Horário: 19 horas

Autora: Roberta Fachetti

Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo

Endereço: Av. João Batista Parra, 165, Praia do Suá - Vitória

(27) 3137 9351.


Nenhum comentário:

Postar um comentário