terça-feira, 28 de agosto de 2012

BIOGRAFIA HOMENAGEIA BEATRIZ ABAURRE

Divulgação

Nesta sexta-feira, a escritora e professora Maria do Carmo Marino Schneider lança em Vitória o livro "Beatriz Abaurre: Um Ícone da Cultura Capixaba", sobre a paranaense de Londrina que se mudou ainda jovem para a capital capixaba e dedicou-se às artes e à cultura local.

"A importância dela fica evidente por todo trabalho que realizou desde que chegou a Vitória, nos anos 70. Ela se incorporou à cultura capixaba, primeiro na música. Foi, por exemplo, uma das mentoras e criadoras da Orquestra de Câmara da Ufes. Beatriz (foto acima) aliou esse conhecimento ao amor pela literatura. Passou por todos os gêneros, da poesia à crônica, e realizou pesquisas sobre literatura capixaba", afirma Maria do Carmo.

Formada em música, com mestrado pelo Conservatório de Música Santa Marcelina (SP), Beatriz estudou literatura e ocupou diversos cargos em órgãos públicos, como o extinto Conselho Estadual de Cultura, do qual foi presidente por três mandatos consecutivos.

"Achei importante fazer essa homenagem primeiro porque o capixaba não tem muita memória, segundo porque temos de reconhecer e homenagear o trabalho de alguém em vida, não depois que a pessoa morre. Ela é um ser humano gentil, delicado, que sempre abraçou de corpo e alma tudo aquilo a que se dedicou", completa Maria do Carmo.

Confira
Beatriz Abaurre: Um Ícone da Cultura Capixaba
Maria do Carmo Marino Schneider
Lançamento sexta-feira, às 19h30, na Aliança Francesa de Vitória. Rua Alaor Queiroz de Araújo, 200, Enseada do Suá, Vitória. (27) 3345-1498.

Nenhum comentário:

Postar um comentário