quarta-feira, 29 de agosto de 2012

"MERCENÁRIOS 2" - DIVERSÃO NA BASE DA PORRADA!


Ser um garoto nos anos 1980 significava, entre outras coisas, participar de debates acalorados sobre quem venceria uma luta entre Sylvester Stallone e Jean-Claude Van Damme? E se Arnold Schwarzenegger entrasse nessa equação? Enquanto os fãs de artes marciais sempre depositavam suas fichas no astro belga, os adeptos da força bruta se situavam entre Sly e o ex-governador da Califórnia. Uma batalha entre eles, porém, nunca havia saído do imaginário adolescente. Até agora...
“Mercenários 2”, que estreia sexta-feira, reúne os ex-astros de ação em um filme que promete pelo menos saciar a vontade de ver Rocky e o Grande Dragão Branco trocando alguns sopapos.
Seguindo a regra básica das sequências cinematográficas, “Mercenários 2” retoma a diversão descompromissada que deu certo no primeiro filme e a potencializa com mais personagens, mais referências, um vilão melhor, mais tiros, mais barulhos, mais explosões... e por aí vai.
Os atores do primeiro filme retornam, mas o elenco apresenta novidades. Com o sucesso do longa anterior, Bruce Willis e Arnold Schwarzenegger (agora livre das obrigações políticas) toparam expandir seus papéis. Outra novidade é um rosto novo, Liam Hemsworth (“Jogos Vorazes), vivendo um jovem ex-soldado que se envolve com o grupo de mercenários ao deixar o exército.
Divulgação
Batalha do século
O mais esperado, no entanto, eram duas presenças icônicas: Jean-Claude Van Damme e Chuck Norris (foto acima). O belga vive o vilão do filme, um sujeito sem escrúpulos que vem dizimando vilas e escravizando cidadãos na Europa Oriental.
Afastado dos holofotes há um bom tempo – mas sempre lembrado nas redes sociais –, Chuck Norris vive um soldado bem parecido com ele mesmo. Booker, seu personagem, é um solitário do qual todos já ouviram falar, mas de quem pouco se sabe a respeito.
Com esse time reunido, o diretor Simon West (“Assassino a Preço Fixo”) substituiu Stallone (que dirigiu o primeiro filme) e não teve muito trabalho para realizar um longa superior em tudo.
O roteiro é raso: Uma missão supostamente simples acaba dando errado e o caminho de Barney Ross (Stallone) e sua equipe acaba se cruzando com o do vilão sem nome de Van Damme. Após uma primeira derrota, os mercenários partem em busca de vingança.
A partir daí, o que se vê em tela é muito sangue, explosões e alguns desmembramentos (sempre estilizados). Apesar da grande dose de ação, “Mercenários 2” é pontuado por bem-vindas doses de humor.
Com os atores à vontade, o roteiro (escrito por Stallone) fica livre para brincar com papéis anteriores dos atores e até mesmo com piadas de internet. Chuck Norris, por exemplo, faz referência aos “Chuck Norris Facts” que viraram mania nas redes sociais. Da mesma forma, Schwarzenegger e Bruce Willis fazem humor em cima de falas de “Exterminador do Futuro” e “Duro de Matar”.
Apesar das grandes presenças, quem conduz o filme é a dupla Stallone e Jason Statham (um dos únicos que não vive no “limbo” atualmente). O carismático ator britânico divide com Sly as melhores falas e as melhores cenas do longa. Como o roteiro segue a estrutura básica de chefe contra chefe e ajudante contra ajudante, Statham é o único dos coadjuvantes a ganhar um momento próprio no filme, na luta que serve de “esquenta” para o duelo entre Sly e Van Damme.
“Mercenários 2” estreou há duas semanas no mercado americano e ainda mantém a liderança nas bilheterias. Mesmo assim, é pouco provável que alguns dos atores “ressucitados” por Stallone tenham papéis de destaque nos próximos anos. De qualquer forma, isso não impede que o filme seja uma experiência divertida para quem consegue ver o cinema não apenas como arte, mas também como um bom entretenimento.
Veja o trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário