sábado, 19 de novembro de 2011

TOP 10: OS DEZ MELHORES CANTORES (AS) NEGROS DA HISTÓRIA

Seguindo a homengaem do blog ao dia da consciência negra, agora listamos os dez melhores cantores e cantoras negros da história. Nunca imaginei que seria tão dificil elencar somente dez. Veja abaixo:

10º Lugar: Milton Nascimento

Tinha de ter Brasil na lista. O mais famoso deles é o cantor e compositor Milton Nascimento, reconhecido mundialmente como um dos mais influentes e talentosos artistas da MPB e da world music.

9º Lugar: Whitney Houston

É cantora,compositora,produtora musical e teatral, além de quebrar o galho legal como atriz, foi uma das mais famosas artistas das décadas de 80 e 90, e I will always love you é uma das músicas mais conhecidas de todos os tempos. Quem quer ser o guarda-costas dela?

8º Lugar: Tina Turner

É uma cantora de R&B,pop,soul,rock,dançarina, além de uma boa atriz (os filmes da franquia Mad Max que o digam), nascida em 26 de novembro de 1939 ainda bate um bolão (musicalmente falando, claro) mesmo aos 72.


7º Lugar: Chuck Berry

Cantor, compositor e guitarrista americano, nascido em Saint Louis, Missouri, em 18 de outubro de 1926. Algumas pessoas o apontam como o inventor do rock n' roll. Será?! Isso é um mistério (outros dizem que foi o Elvis - bom tema para uma postagem futura). Enfim, inventor do rock ou não esse é o grande Chuck Berry, que tocava e cantava muito.

6º Lugar: Mariah Carey

Sua presença é uma "homenagem" à turma pop que curte o nosso blog. Mariah é cantora, produtora musical e atriz. Sua voz é indiscutivelmente potente. Se é a mais talentosa da lista não sabemos, mas com certeza é a mais gostos... ops, a mais bonita deste top 10.


5º Lugar: James Brown

Nascido em 3 de maio de 1933 na cidade de Atlanta EUA no dia 25 de dezembro de 2006. Ele foi um cantor, compositor e produtor reconhecido mundialmente como o rei do "soul funk". Dançava muito e influenciou vários cantores negros americanos.

4º Lugar: Ray Charles

Este maravilhoso cantor nasceu em Los angeles no dia 23 de setembro de 1930. Mesmo com um problema de visão que o deixou cego ainda crtiança foi um grande pianista, além de pioneiro da música soul, assim definindo o formato no fim da década de 50. Teve um filme (belíssimo) sobre sua vida.

3º Lugar: Stevie Wonder

Norte-americano nascido em Michigan,13 de maio de 1950, bebeu na fonte de Ray Charles. Foi mais um que venceu a deficiência visual para nos presentiar com sua ótima música. É compositor, cantor, e ativista de causas humanitárias e sociais.

2º Lugar: Michael Jackson

Rei do pop. Foi um excepcional cantor, compositor, e talvez o dançarino mais conhecido do mundo. Foi também um grande idealizador de projetos contra a fome no mundo e de outras causas sociais (principalmente relacionadas ao bem estar das crianças). Michael foi "o cara", influnciando um monte de cantores e dançarinos da década de 80 até os dias de hoje... Daí você me pergunta: E por que ele não é o primeiro? E eu lhes digo. Porque ele morreu branco! Só por isso.

1º Lugar: Bob Marley

Melhor Michael se render a um outro grande artista que, ao contrário do Rei do pop, sempre defendeu sua negritude com muito orgulho. Bob Marley não é o rei do reggae, ele é um deus deste ritmo! Praticamente o criou. Irreverente, mas ao mesmo tempo engajado, lutava pelo amor de forma objetiva e nada utópica. Um verdadeiro representante do talento e da grandeza da raça negra na nossa história. Bob é o nosso número um!

23 comentários:

  1. Vc bem que podia fazer os top 10 brasileiros tb.

    ResponderExcluir
  2. bob marley sempre sera melhor
    2 a comentar hehe

    ResponderExcluir
  3. Meu deus que lista é essa deixou marvin gaye de fora.

    ResponderExcluir
  4. horrivel mesmo esta lista tem a toni braxton que é mais mulherão e cantora que a mariah carey, lionel Richie,James ingram e outros mais né por nada não mais milton nascimento não cabia nesta lista não tem ainda muito nego na frente, pô.

    ResponderExcluir
  5. Eu quero brasileiros para apresentação de escola

    ResponderExcluir
  6. Achei essa lista + ou - , nao achei beem o q eu estava procurando mais ... Vlw

    ResponderExcluir
  7. Bob Marley melhor que Milton Nascimento, Michael Jackson e Whitney Houston? Só aqui mesmo!!!
    É só a minha opinião como músico.

    ResponderExcluir
  8. Se Michael Jackson estivesse vivo não estaria nessa lista, pois não passaria de mais um pedófilo.

    ResponderExcluir
  9. Nelson Mandela, foi sem dúvida um dos grandes militantes em defesa pelos direitos do negro e devido essa causa, foi preso, passando na mesma uma boa parte de sua vida. Maria

    ResponderExcluir
  10. Gente , cadê Nat King Cole, Johnny Mathis, Natalie Cole, Billy Paul?

    ResponderExcluir
  11. Bob Marley é o segundo ,Michael Jackson é o primeiro !

    ResponderExcluir
  12. Acho que essa pessoa nao entende nada de musica., onde esta aretha, nina, ella, billi, yolanda , da um tempo. Ainda coloca Mariah na lista totalmente sem noçao

    ResponderExcluir
  13. cadê Minnie Riperton???

    ResponderExcluir
  14. Marvin Gaye fora dessa lista não dá!

    ResponderExcluir
  15. Assisti um filme sobre a vida de um cantor negro americano a anos, não lembro o nome e tb não lembro o nome​ do cantor, quero muito achar esse filme, alguém pode me ajudar???

    ResponderExcluir