terça-feira, 7 de agosto de 2012

DIA CAETANO VELOSO


Caetano Veloso (nascido Caetano Emanuel Viana Teles Veloso nasceu em Santo Amaro da Purificação, 7 de agosto de 1942, ou seja, completa hoje 70 anos. Com uma carreira que já ultrapassa quatro décadas, Caetano construiu uma obra musical marcada pela releitura e renovação,considerada de grande valor intelectual e poético. Para homenagear artista de tamanha relevância hoje o blog Outros 300 dedica seu dia a ele.

Tropicalismo

O baiano foi um dos idealizadores do Tropicalismo, movimento que aplica em contexto de massa a filosofia antropofágica de Oswald de Andrade. A tese, que pregava o reprocessamento de informações estrangeiras para a criação de uma arte originalmente brasileira, marcou profundas mudanças na estrutura da música nacional.

Ao lançar a canção-manifesto Tropicália, cantava orgulhoso: "eu organizo o movimento". Em parceria com Gilberto Gil, Maria Bethânia e Gal Costa, estrelou o aclamado show Doces Bárbaros, que como toda grande obra de vanguarda, recebeu duras críticas após sua estreia. Três décadas depois, o álbum homônimo é considerado um dos melhores trabalhos da história da música no Brasil.

Caetano Veloso completa 70 anos e ganha disco tributo de presente

Intitulado "A Tribute to Caetano Veloso", o disco, que conta com 16 músicas assinadas pelo musico baiano, começa a ser distribuído hoje pela gravadora Universal Music.

Entre os convidados do disco aparecem: o uruguaio Jorge Drexler ("Fora da Ordem"), o espanhol Miguel Poveda ("Força Estranha"), a cantora portuguesa Ana Moura ("Janelas Abertas nº 2"), o americano Beck ("Michelangelo Antonioni"), a banda londrina The Magic Numbers ("You don't know Me") e o roqueiro Chrissie Hynde ("The Empty Boat").

Marcelo Camelo, que interpreta "É de Manhã", Seu Jorge, com "Peter Gast", Os Mutantes, com "London, London", e Mariana Aydar, com "Araçá Azul", também fazem parte deste disco tributo.

A homenagem citada é a mais importante em uma data que Caetano decidiu não festejar publicamente. Ao invés de celebrar seus 70 anos, o músico aproveitou para adiantar a gravação de um disco de músicas inéditas, que possui lançamento previsto para novembro.

Artista gera opiniões diversas

"A favor"

Muitos por aí dizem que o tempo fez bem ao baiano, hoje bem mais bonito do que em sua juventude. Como poucos, ele soube acompanhar a maré das pequenas revoluções cotidianas. E jamais deixou de estar atrelado à bandeira que ele mesmo representa. Antes de mais nada, Caetano sempre soube ser Caetano. Jamais se negou a manifestar opinião sobre o que quer que fosse. E a opinião de Caetano sempre foi contundente. Sempre foi polêmica. Ou não. E a imprensa sempre esteve ávida por suas falas, porque rendem boas manchetes. Seja no extinto Pasquim ou em O Globo de domingo, onde escreve sua coluna atualmente, Caetano sempre tem algo a dizer, a provocar. Caetano Veloso consegue ser MPB, ser rock, ser pop, ser tradicional e, antes de mais nada, ser gente. Com toda a passionalidade que isso implica. Por isso, goste-se dele ou não, ninguém questiona que ele é um grande artista.

Miguel Arcanjo Prado - Jornalista

"Contra"

Caetano, 70 anos e 30 sem fazer um disco decente: parabéns (pelos seus fãs). Submissão abjeta à autoridade e ao consenso que compensa. Surpresa zero. Mas se o tema das matérias era o passado do cantor, compositor, músico, muso, e ênfase é o presente. Pergunto: que presente? Caetano não importa há três décadas.

Li em uns cinco lugares diferentes que Caetano continua tão relevante como sempre. Que sua produção atual não destoa de seu melhor; suas opiniões políticas repercutem; suas recomendações artísticas pesam... Conferi há alguns minutos a discografia completa de Caetano. Encontrei vários discos que têm três músicas inquestionavelmente legaizinhas, pelo menos. São todos dos anos 70. Lá se vão três décadas. Não é nem de longe suficiente para beatificação. Em 2050, esqueleto de Caetano brilhando no caixão, ele será lembrado por Sampa, Alegria, Alegria etc., suas canções mais populares e antigas, umas 15 ou 20, que ficarão como retrato de uma época distante. Não é pouco. Também não é grande coisa.

André Forastieri - Músico e crítico de música

Parabéns pelo twitter

Aniversariante do dia, Caetano Veloso está recebendo no Twitter os parabéns pelos seus 70 anos. Famosos como Fernanda Paes Leme, Aguinaldo Silva, dentre outros deixaram sua mensagem. Preta Gil postou até imagens onde aparece dando um selinho no cantor. Confira os recadinhos.

Aguinaldo Silva - "Papai Caetano Veloso faz 70 anos! Que Deus o mantenha assim até os 150".
Fernanda Paes Leme - "Hoje é dia dele...todo dia é dia dele!!! É muito amor que sinto...Parabéns ídolo!!! #Cae70anos."
Preta Gil - "Meu Tio, meu Pai minha inspiração #ParabénsCaetanoVeloso."
Serginho Groisman - "#Cae70anos Obrigado por tua música e teu verbo."
Astrid Fontenelle - "Salve Simpatias!! E salve Caetano Veloso!! 70 em grande estilo e talento! Soy Loca por ti neguinho!!!!"
Paula Lavigne - "Já acordei chorando: esse menininho aí faz 70 anos hoje! @falacaetano"
Ivete Sangalo - "CAETANO VELOSO!!!! Ai como vc me faz amar. Feliz aniversário meu rei! @falacaetano"

Top 10

Continuam as homenagens o Outros 300 lista abaixo uma coletânea com os dez maiores sucessos da carreira do artista. Imperdível!

Salve Caê! Parabéns! - Outros 300.

Nenhum comentário:

Postar um comentário