quinta-feira, 9 de agosto de 2012

ESPECIAL - SEMANA JORGE AMADO 100 ANOS (TV)


Nesta semana especial já vimos o Jorge Leal Amado de Faria, o popular Jorge Amado no cinema e, é claro, em sua coleção completa de livros. Um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempo também tem grande importância para a história da teledramaturgia brasileira. Várias de suas obras viraram enredos de novelas, minisséries e estão imortalizadas na mente do público. Histórias ousadas, de representações populares, com forte teor crítico social-político e com o “sangue” do povo brasileiro.  vamos relembrar obras do baiano que foram parar na televisão. É o nosso TOP 5 Jorge Amado na TV!

5º lugar- “TENDA DOS MILAGRES”. Escrita por Aguinaldo Silva (o autor que mais fez novelas baseadas na obra de Jorge) e Regina Braga, a minissérie conta a história de Pedro Arcanjo (Nelson Xavier) que luta pela preservação e difusão da cultura negra. A trama se desenrola a partir das lembranças do protagonista, que, à beira da morte, relembra aventuras, festas, amores e sua luta para manter vivas na Bahia as culturas negra e mestiça.



4º LUGAR- “PORTO DOS MILAGRES”. Novela de Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares exibida em 2001. Foi inspirada em duas obras de Jorge Amado: “Mar Morto” e “A descoberta da América pelos turcos”. A trama era ambientada na Bahia e tinha em seu elenco atores como Antônio Fagundes, Cásia Kiss Magro, Marcos Palmeira e Flávia Alessandra. Apesar de ter sido bem sucedida no Ibope na reta final a novela foi rejeitada em seu início e criticada pela reduzida presença de atores negros na trama já que essa se passava na Bahia.



3º LUGAR- “DONA FLOR E SEUS DOIS MARIDOS”. Minissérie brasileira, de autoria de Dias Gomes , Ferreira Gullar e Marcílio Moraes exibida em 1998. A minissérie uniu humor, sensualidade e fantasia em trama ambientada na Bahia dos anos 1990.
CURIOSIDADE: No livro de Jorge Amado, a história se passa entre os anos 1930 e 1940. Na minissérie, a trama foi atualizada para os anos 1990. Entre as novidades trazidas pela adaptação, Marcílio Moraes criou um casal homossexual, inexistente na obra original, formado por duas filhas de bicheiros, Celeste (Dira Paes) e Juliana (Cyria Coentro). Além disso, a minissérie incorporou à trama o núcleo dos bicheiros, os vilões, que assumiu grande destaque. 


2º LUGAR- “GABRIELA” (Primeira versão). Inspirada em um dos romances mais famosos de Jorge Amado a novela “Gabriela” teve sua primeira versão exibida em 1975 escrita por Walter George Dust. Abordava a seca nordestina e a pacata cidade litorânea de Ilhéus a década de 20. Foi escolhida pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como a melhor produção do ano. A atriz Sônia Braga imortalizou a personagem de Jorge.

Relembre cena antológica:



1º LUGAR- “TIETA”. No primeiro lugar do nosso Top só poderia está a novela de MAIOR audiência da história da TV Brasileira. Novela escrita por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares foi baseada no livro “Tieta do Agreste” . Contudo vale uma ressalva: Da obra original subtraiu-se apenas o mote inicial e o perfil das personagens. Os 197 capítulos do “miolo” surgiram de criação de situações cômicas/dramáticas dos autores liderados por Aguinaldo. Betty Farias reinou na pele de Tieta e outro destaque da trama foi Joana Foom vivendo Perpétua. A irmã beata de Tieta que guardava um objeto “secreto” na famosa “caixa de perpétua”. 

Nesse vídeo Tieta retorna à cidade natal a fim de fazer justiça as pessoas que lhe condenaram quando mais jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário