quinta-feira, 2 de maio de 2013

CRÍTICA - ESPREMENDO 'A CABANA' ATÉ O FIM!

'A Cabana' livro do autor norte americano William P. Young foi um grande sucesso de bilheteria. A estória de um homem que estava em desquite com Deus e que O mesmo aparece em uma cabana para explicar-lhe do porque de suas decisões, rapidamente se espalhou pelos quatro cantos do mundo transformando-se no maior fenômeno de venda da ocasião (especialmente entre os religiosos). Young, após o grande sucesso, recusou-se de imediato a fazer continuações e afins. Mas por pouco tempo... Confira a crítica do Outros 300 ao "espremimento" do sucesso de 'A Cabana'


Continuação, continuação e continuação da continuação
"Saga" 'A Cabana' vai para quarto livro sobre o assunto

Quando William P. Young escreveu 'A Cabana' a estória, supostamente real, acontecida com Mack foi relatada a seu amigo Willie (William P. Young) que após algum tempo a transportou a um livro e que assim poderia transmitir uma nova visão acerca de um Deus que às vezes tem de tomar decisões que nos soam cruéis e sem explicação.

A trama bem elaborada tornou-se um sucesso. Contudo se a estória era verídica e Young não era um autor profissional logo poderia-se esperar que 'A Cabana' seria um sucesso único, de um livro só. Ledo engano.

Obviamente após o sucesso estrondoso de vendagem a editora pressionou Young a lançar novos livros, preferencialmente com temática semelhante ao cabana. O mesmo relutou inicialmente o que fez a editora Sextante a lançar uma constrangedora (e terrivelmente ruim) continuação chamada 'De Volta a Cabana' e logo depois uma "explicação" do livro com o mais chato ainda 'Encontrando Deus na Cabana'. Sucesso das duas empreitadas? Quase nenhum! Afinal não era P. Young o autor e a coisa não funcionava.

Vendo isso a Sextante (Arqueiro no Brasil) voltou as cargas a Young ainda com mais força e dessa vez o autor não conseguiu suportar. Daí no ano passado surgiu 'A Travessia' uma estória praticamente igual ao cabana. Era a venda do que um dia foi uma simples ideia de retransmitir uma suposta nova visão de Deus.

'A Travessia' foi apenas razoável de vendas e a Sextante entendeu que, para vender mesmo, teria de ter a dobradinha Young X Cabana. E agora lançou o triste 'A Cabana - Reflexões Para Cada Dia do Ano' para finalmente tentar espremer o último sumozinho desta laranja pra lá de espremida.

 'A Cabana - Reflexões Para Cada Dia do Ano'  chegou esta semana às livrarias e nela estão reunidas reflexões inspiradas em trechos do livro 'A Cabana'. São 365 mensagens, uma para cada dia do ano.

Uma pena que as editoras não tenham ideia novas, originais, e tenham de apelar a continuações de continuações. Uma pena também William P. Young não ter se mantido somente atrelado ao sucesso de 'A Cabana', este sim um livro original e de verdade.

Qual será o próximo passo? Criar um '50 Tons de Cabana'? Não gosto nem de imaginar...



CABANA, A - REFLEXOES PARA CADA DIA DO ANO

Formato: Livro
Autor: YOUNG, WILLIAM P.
Tradutor: MORAIS, FABIANO
Idioma: PORTUGUES
Editora: SEXTANTE
Assunto: AUTOAJUDA - ESPIRITUALIDADE/MEDITAÇÃO E REFLEXÃO

2 comentários:

  1. a criatividade foi dixado de lado;;os espetacúlos tambem!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir