segunda-feira, 7 de maio de 2012

QUARTA CLÁSSICA: OFES APRESENTA OBRAS DO RUSSO GLAZUNOV


A Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (OFES) apresenta nesta quarta-feira (09,) o terceiro concerto da Temporada 2012 da Série Quarta Clássica, sob a regência do maestro titular, Helder Trefzger. A apresentação será realizada no Theatro Carlos Gomes, em Vitória, às 20h. Os ingressos, a preços populares, custam R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia) e podem ser adquiridos a partir das 14h do dia 09 de maio, na bilheteria do teatro (3132-8396).

O repertório será composto exclusivamente por obras do compositor russo Alexandre Glazunov, que nasceu em São Petersburgo, em 1865. Considerado uma das maiores personalidades musicais de seu país, Glazunov é lembrado por mesclar influências ocidentais e orientais em suas obras. Serão apresentadas: Cortejo Solene, Rapsódia Oriental e o Concerto para violino.

De acordo com o maestro Helder Trefzger, "Glazunov conjuga a inspiração melódica de Tchaikovsky com a riqueza, o colorido orquestral de Rimsky-Korsakov e a grandiosidade épica de Borodin".

Destaque para a participação do violinista alemão Nicolas Koeckert (foto). Nicolas recebeu o primeiro prêmio e o prêmio especial na competição internacional de Novosibirsk na Rússia e foi o primeiro alemão a vencer um prêmio na competição internacional Tchaikovsky em Moscou, em 2002. Foi premiado também no Concurso Internacional de Montreal e obteve o segundo lugar no Concurso Internacional de São Petersburgo.

Apresentou-se com Lawrence Foster, Sir Colin Davis, Michail Jurowski, Christoph Poppen, Jonathan Nott, Jose Serebrier, Asher Fisch, Justus Franz, Ira Levin, Fábio Mechetti, Osvaldo Ferreira, Victor Pablo Perez, Emil Tabakov entre outros, e com as sinfônicas de Montreal, Bamberg, Nacional Russa, da Rádio Bávara de Munique, Filarmônica de Zagreb, Filarmônica de KBS Seoul, OSESP, Filarmônica de Minas Gerais e orquestra de câmara de Munique entre outras. Suas gravações foram eleitas duas vezes como "CD do mês" na "The Strad Magazine (2005)".

Em 2008, gravou CD para Naxos com o Concerto para Violino e a Rapsódia Concertante de Khatchaturian, com a Royal Philharmonic Orchestra sob regência de José Serebrier, que figura desde então como um dos mais bem colocados na lista de best sellers na NAXOS. Gravou também em 2008 um CD ao vivo com Obras de Ernest Chausson, Paul Dukas, Jaques Offenbach e Camille Saint-Saens, com a Deutsche Radio Philharmonie Saarbrücken e regência de Christoph Poppen. Em Abril de 2011 gravou novo CD para Naxos, com os estudos para violino solo de Pierre Rode e obras para dois violinos com Rudolf Koeckert.

Desde setembro de 2011, Nicolas Koeckert é professor de violino do Konservatorium Wien Privatuniversität na Áustria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário