sexta-feira, 1 de junho de 2012

O ROCK 'N' ROLL VIRA ARTE: 45 ANOS DE "SGT. PEPPER'S"


Há exatos 45 anos era lançado o disco que mudou a visão de todos sobre o Rock ‘n’ Roll, o álbum que transformou o Rock em arte: "Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, dos Beatles.

Sgt. Pepper's é o oitavo álbum lançado pelos Beatles. É frequentemente citado como o melhor e mais influente álbum da história da música. Gravado em 129 dias em aproximadamente 700 horas, foi lançado em 1 de junho de 1967 na Inglaterra, e no dia seguinte nos Estados Unidos. Considerado como álbum inovador desde sua técnica de gravação até a elaboração da capa. Pelo pouco apelo comercial, não foi tocado nas rádios, mas vendeu 11 milhões de cópias só nos EUA. Em 2003, a revista especializada em música Rolling Stone colocou “Sgt. Pepper's no topo de uma lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. O disco recebeu quatro Grammys, entre eles "Álbum do Ano".

A obra foi gravada na época que a Beatlemania estava em declínio. Os Beatles estavam cansados das turnês e tinham acabado de fazer uma em agosto de 1966. Eles resolveram se tornar uma banda de estúdio e não mais excursionar. Pela primeira vez na carreira, eles tiveram tempo de se dedicar mais ao próximo álbum. Para tal, tiveram acesso ilimitado à tecnologia dos estúdios da Abbey Road, afinal eles eram o grupo de maior sucesso da EMI. Na época da gravação do álbum, os integrantes da banda tinham desenvolvido outros interesses musicais e começavam a incorporar uma variedade de influências. O grupo estava tomando familiaridade com novos instrumentos, como por exemplo, o órgão Hammond e o piano elétrico; familiarizando-se com vários instrumentos de cordas, de sopro, de percussão e alguns instrumentos exóticos como a cítara. Os Beatles também usaram o efeito do novo pedal wah-wah e da fuzzbox; aumentavam a velocidade de vozes e instrumentos com os microfones Leslie.

A idéia de fazer um álbum conceitual, em que todas as canções estão ligadas, surgiu de Paul McCartney. A idéia central era fazer um álbum como se os Beatles fossem realmente a Banda de Sgt. Pepper's, porém o conceito foi abandonado a partir da segunda canção. Gravado em uma época de psicodelismo e experimentação, o álbum, produzido por George Martin, é um precursor de técnicas de gravação e composição. Foi o primeiro disco gravado em oito canais, com dois consoles de quatro canais. Foi, além disto, um êxito de vendas e popularidade e o primeiro disco a vir com as letras das canções impressas. Incorporou técnicas muito inovadoras no mundo da música. Em treze canções levam ao limite o conceito do rock, agregando orquestrações, instrumentos hindus, gravações tocadas ao revés e sons de animais. Rock, music hall, baladas, jazz e até música oriental se mesclam em “Sgt. Pepper”.

A Capa

A ideia de celebrar os grandes ídolos dos Beatles foi de Paul McCartney. “Sgt. Pepper’s” não só se destacou por sua música, mas pelo conceito e pela capa feita com uma fotografia de Michael Cooper com os quatro Beatles vestidos como sargentos diante de uma colagem feita por Peter Blake com vários rostos de pessoas célebres, entre os quais Marilyn Monroe, Marlon Brando, Bob Dylan, Karl Marx, Cassius Clay, D.H. Lawrence, Aleister Crowley e até Shirley Temple. Para evitar processos, a gravadora pediu autorização às personalidades. Muitos acreditam que a capa contém uma mensagem oculta sobre a suposta morte de Paul McCartney, já que na parte inferior do disco parece haver uma tumba adornada com flores e um contrabaixo (também feito de flores) e com três cordas apenas, o que significaría que faltava um Beatle.

Canções (Todas as faixas foram compostas por John Lennon e Paul McCartney, exceto "Within You Without You", composta por George Harrison).

A1. Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band - 2:02
A2. With a Little Help From My Friends - 2:44
A3. Lucy in the Sky With Diamonds - 3:30
A4. Getting Better - 2:49
A5. Fixing a Hole - 2:38
A6. She's Leaving Home - 3:37
A7. Being for the Benefit of Mr. Kite! - 2:39

B1. Within You Without You - 5:07
B2. When I'm Sixty-Four - 2:39
B3. Lovely Rita - 2:44
B4. Good Morning Good Morning - 2:43
B5. Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (Reprise) - 1:18
B6. A Day in the Life - 5:33

Abaixo, na íntegra, o álbum:

Nenhum comentário:

Postar um comentário