segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

NOVO LIVRO DE CONTOS NA PRAÇA


"Beatriz" é um livro de conto escrito pelo catarinense Cristovão Tezza que contem uma reunião de sete histórias curtas. A origem de "Beatriz" é curiosa. Tezza conta que, no fim de 2006, depois de participar de um tedioso debate literário, escreveu, de uma só vez, "Alice e o Escritor", conto que lhe permitiu experimentar uma nova forma de manejar a sintaxe.

Os personagens surgiram a partir de experiências passadas: o escritor Donetti vinha de um romance anterior, "Ensaio da Paixão", ainda que fossem totalmente distintos. E Alice surgiu quase no final do conto, mas de forma arrasadora. A ponto de figurar em outra história, ganhando mais detalhes que lhe definiam o contorno - surgia, agora, como uma divorciada.

Já Donetti retornou em um conto inspirado em Machado de Assis para uma antologia. Até que os dois personagens voltaram no romance "Um Erro Emocional", lançado no ano passado, quando Alice já se metamorfoseara em Beatriz.

No novo livro de contos, Batriz surge como uma revisora de textos, que aproveita uma proposta indecente e outra, para refletir sobre a vida.

O escritor Cristóvão Tezza - Foto: Guilherme Pupo

Nenhum comentário:

Postar um comentário