sábado, 3 de março de 2012

"LICENÇA CRÔNICA": ANDRA VALLADARES


Andra Valladares reside na cidade de Vila Velha/ES, exerce a profissão de advogada e atua no cenário cultural como cantora/compositora e poeta/escritora. Publicou poemas e textos em aproximadamente 30 antologias literárias. Em janeiro desse ano, lançou o CD "Andra Valladares", seu primeiro trabalho musical autoral. A obra tem patrocínio da Lei Vila Velha Cultura e Arte e Prefeitura Municipal de Vila Velha. Andra também é integrante do grupo lítero-musical "Vozes da Vila". Membro e atual Vice-Presidente da Academia de Letras Humberto de Campos (Vila Velha/ES). Confira, abaixo, a crônica “Um novo sabor”:

Um novo sabor

Na minha infância, aprendi uma importante lição da qual ainda me recordo como se fosse ontem. Eu tinha aproximadamente nove anos de idade e estava viajando com minha família para Governador Valadares, cidade onde morava minha avó. Fizemos uma parada numa lanchonete de uma cidade do interior de Minas Gerais e meu pai anunciou que iríamos experimentar uma coisa nova. Quando olhei as opções de salgados, disse prontamente que queria uma coxinha, pois era meu preferido, mas meu pai disse que daquela vez eu comeria outra coisa. Fiquei emburrada e disse que não queria comer “aquilo” que ele estava comprando.

Então, ele me perguntou se eu sabia como se chamava o salgado que ele acabara de comprar e eu respondi que não sabia, mas não havia gostado da “cara” dele. Ele argumentou que eu não poderia afirmar que não gostava de algo que sequer conhecia e que nunca havia provado me informou que “aquilo” era um quitute muito apreciado em Minas Gerais.

Fiquei emburrada, olhando para aquela coisa na minha frente que não havia despertado o mínimo interesse ao meu estômago infantil.

Contudo, observei que meus irmãos estavam comendo “aquilo” e pareciam estar adorando e minha mãe também. Olhei em volta e constatei que várias pessoas comiam também “aquilo” com uma “boca boa”, então minha curiosidade foi maior que minha vontade de manter o emburramento e resolvi que daria uma mordidinha bem pequenininha para ver se “aquilo” era bom mesmo. Primeiro cheirei e comecei achar interessante, mordi uma lasquinha e até achei bom, então resolvi dar uma mordida de verdade e entrei em um mundo novo de sabor e textura. A casquinha levemente crocante que contrastava com o meio macio, o aroma... Ai! Como era bom “aquilo” que eu estava desprezando sem saber o que era.

Observando minha expressão de deleite, meu pai perguntou: E então, gostou?

Balançando a cabeça, respondi afirmativamente que sim e depois perguntei como se chamava “aquilo”, então ele me respondeu: - É um pão de queijo!

O pão de queijo é bastante comum hoje em dia, todo mundo conhece e é vendido em qualquer lugar, inclusive nos supermercados, mas naquela época não. Depois daquele dia, ficava me perguntando quanto iria novamente experimentar “aquilo”. Até mesmo hoje ainda procuro aquele sabor que transformou minha maneira de pensar e que ocorreu num dia comum, num lugar comum do qual nem me recordo o nome. Depois disso comi incontáveis pães de queijo, mas nenhum jamais teve o mesmo sabor “daquilo”.

2 comentários:

  1. Deliciosa crônica com sabor de pão de queijo, quentinho e macio! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ricardo, você acabou fazendo a primeira publicação da minha crônica. Nem no meu blog eu havia publicado.

    ResponderExcluir