quarta-feira, 20 de março de 2013

BEATLES. 50 ANOS DE "PLEASE, PLEASE ME". PARTE 2




Durante essa semana, o Outros 300 postará várias homenagens ao 1º disco dos Beatles, “Please, Please Me”, que fará 50 anos no próximo dia 22. Não perca a 2ª parte de nossa homenagem:

Nesta sexta-feira, 22, o lançamento do primeiro álbum dos Beatles, Please Please Me, completa 50 anos. Esse ainda não seria o momento da projeção de Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr para uma carreira internacional, o que aconteceu no ano seguinte, mas marca a consolidação do quarteto como uma das principais bandas da Inglaterra naquele momento.

Todo o disco foi gravado em apenas um dia. Uma segunda-feira, 11 de fevereiro de 1963. O jornalista e escritor Bob Spitz conta no livro “The Beatles: a Biografia” que George Martin, produtor musical dos Beatles, havia marcado uma sessão de gravação  de dez horas nos estúdios Abbey Road, em Londres.

A banda havia encerrado, dias antes, a sua primeira grande turnê pelo Reino Unido. Foram seis shows como uma das atrações de abertura para a cantora Helen Shapiro, descrita por Spitz no livro como "a queridinha do Reino Unido" na época. A turnê aconteceu durante um inverno rigoroso. Isso deixou John Lennon resfriado,  o que interferia na sua voz.

A intenção de Martin era captar no disco a energia do grupo em suas apresentações no Cavern Club, bar da cidade de Liverpool onde eles começaram a tocar.
O produtor cogitou a possibilidade de realizar a gravação no próprio bar, mas a estrutura no local não permitiria o controle adequado do som.

A opção mais sensata seria mesmo pelo estúdio. Contudo, a instrução para o engenheiro de som responsável pela gravação, Norman Smith, era clara: capturar o som para que soasse como se a banda estivesse tocando no palco.

Gravação 

O repertório escolhido por Martin e discutido com o quarteto incluía seis músicas de outros artistas que a banda já tocava nos shows: Anna (Go to Him), Chains, Boys, Baby It's You, A Taste of Honey e Twist and Shout.
Das composições de Lennon/McCartney estavam as quatro que foram lançadas anteriormente em compactos simples (Love Me Do, P.S. I Love You, Please Please Me e Ask Me Why) e quatro inéditas (I Saw Her Standing There, Misery, Do You Want To Know A Secret? e There's A Place).

Spitz conta no livro que todos na sessão de gravação, logo na primeira música, perceberam que a voz de John Lennon estava mais áspera e rascante por causa do resfriado.
Ele estava com um pouco de dificuldade para acompanhar Paul McCartney nos vocais. Contudo a gravação seguiu. Depois de gravar nove das dez canções necessárias naquele dia, Martin e os Beatles foram para a cantina do Abbey Road discutir qual seria a música que fecharia o disco.
Ainda segundo o livro, Smith, o engenheiro de som, sugeriu a canção Twist and Shout. 

Teoricamente ela era perfeita. Um cover vibrante, que o grupo já tocara nas apresentações do ano anterior, em 1962. O problema era que a música era cantada por John Lennon em uma interpretação defina por Martin como "destruidora de laringes".
Mesmo assim todos aceitaram a sugestão e voltaram para o estúdio sabendo que a voz de John resistiria a apenas uma passagem da música. Portanto, todos os envolvidos teriam que acertar de primeira. John usou as suas últimas forças do dia e fez uma mistura de grito e canto, um som gutural que fez daquela interpretação a definitiva para Twist and Shout.

Homenagens

Abaixo, confira, o Zoom Beatles toca "I Saw Her Standing There" no "Especial Beatles - 50 Anos de Beatlemania", da UOL.

Além do especial “12 Hours To Please Me”, da BBC, em que vários artistas atuais recriam o grande álbum.



1ª PARTE. BEATLES. 50 ANOS DE "PLEASE, PLEASE ME": http://outros300.blogspot.com.br/2013/03/beatles-50-anos-de-please-please-me.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário