terça-feira, 19 de março de 2013

FILOSOFIA. CONFIRA, NA ÍNTEGRA, UMA ENTREVISTA COM SLAVOJ ŽIŽEK



O polêmico filósofo Slavoj Žižek apresenta algumas de suas controvertidas teses e opiniões durante entrevista no programa Roda Viva, em 2009.

O entrevistado estudou filosofia e sociologia na Universidade de Liubliana (Eslovênia) e psicanálise na Universidade de Paris (França) com Jacques-Alain Miller e François Regnault. Durante a juventude, frequentou círculos compostos por intelectuais dissidentes e publicou artigos em revistas alternativas.

Em 1971, ingressou na Universidade de Liubliana como pesquisador assistente. Publicou seu primeiro livro em inglês, “The Sublime Object of Ideology”, em 1989, e alcançou tanto o reconhecimento internacional como o teórico.

Žižek é conhecido por utilizar em seus estudos o trabalho do psicanalista francês Jacques Lacan para uma nova leitura da cultura popular. Entre seus temas de interesse estão a guerra do Iraque, fundamentalismo, capitalismo, tolerância, correção policial, globalização, subjetividade, direitos humanos, Lênin, mito, ciberespaço, pós-modernismo, multiculturalismo, pós-Marxismo, David Lynch e Alfred Hitchcock.

Em 1990, foi candidato à presidência da República da Eslovênia pelo Partido Liberal Democrático. Atualmente, é pesquisador sênior do Instituto de Sociologia da Universidade de Liubliana, professor do European Graduate School e diretor internacional do Instituto Birbeck de Humanidades, na Universidade de Londres.

O filósofo esloveno critica o capitalismo liberal e afirma que a idéia de "fim da história" contaminou até mesmo a esquerda. Ao contrário, seria preciso continuar a se pensar em transformações radicais.

Confira, na íntegra, a entrevista do filósofo Slavoj Žižek:



Nenhum comentário:

Postar um comentário