terça-feira, 26 de março de 2013

CRÍTICA DO FILME 'VAI QUE DÁ CERTO'

Seguindo a linha de filmes nacionais de comédia pop 'Vai Que Dá Certo' chegou às telonas com  a missão de manter a boa fase dos filmes brasileiros do gênero. Capitaneado por Fábio Porchat, em grande fase na carreira, a atração prometia trazer de volta os risos à platéia após os fracassos dos roteiros de 'Totalmente Inocentes' e 'Os Penetras'. Será que conseguiu? Confira agora na crítica do Outros 300.

Vai que Dá Certo

Feito para dar certo
Convencional 'Vai Que Dá Certo' aposta em piadas comuns e funciona

Das últimas três grandes produções de humor do país nas telonas 'Totalmente Inocentes','Os Penetras' e 'De Pernas pro Ar 2' apenas o último conseguiu apresentar bom roteiro deixando o público que gosta dos filmes nacionais de humor em desconfiança, podendo, inclusive, fazer com que o nicho de filmes de comédia pop brasileiro, perdesse o status de coqueluche do momento.

Com isso imaginem a responsabilidade da turma de 'Vai Que Dá Certo', um filme que, perdoem-me o trocadilho, tinha que dar certo. Outros fatores traziam a apreensão por trás do filme: Fábio Porchat, em grande fase nos teatros, TV e principalmente na internet, havia começado com pé esquerdo nas telonas, pois seu primeiro trabalho como protagonista de um filme (em 'Totalmente Inocentes') foi um homérico fracasso, atrapalhado, e muito, por um terrível roteiro.

Foto - FILM : 204060

Em 'Vai Que...' sua missão iria além de apenas de emprestar seu carisma à frente das câmeras, pois exatamente era dele (em parceria com Mauricio Farias) a responsabilidade de escrever o roteiro. 

Com tanta coisa em jogo não era de se surpreender que ambos tomassem o caminho mais fácil: O de fazer um feijão com arroz básico, sem riscos ou inovações que pudessem por a prova o sucesso da empreitada.


Confira a matéria. 'Quem conto um conto...' humor na dose certa

A sorte (competência?) foi que não arriscar não fez o filme ser ruim, ou sem graça, longe disso até. Escrito de forma simples o filme agrada por ser exatamente simples. Menos é literalmente mais.

Foto - FILM : 204060

A trama

Cinco amigos dos velhos tempos se encontram com problemas financeiros e resolvem se reunir para praticar um golpe contra uma transportadora de valores. O plano é ótimo e Danilo (Lúcio Mauro Filho) trabalha lá já tem tudo esquematizado na cabeça. Agora, ele só precisa que Rodrigo (Danton Mello), Vaguinho (Gregório Duvivier), Amaral (Fábio Porchat) e Tonico (Felipe Abib) se concentrem nas coordenadas para faturar uma grana alta e fácil. 

Mas a sorte não parece estar do lado do quinteto e eles vão ter que se virar para honrar o compromisso com um "empresário do mal", que financiou o armamento do grupo. Será que eles conseguem? É quando pinta a ideia de recorrer a um outro amigo de infância, o político Paulo (Bruno Mazzeo). A confusão está armada e tem tudo para dar errado.

Foto - FILM : 204060

Elenco

Com um roteiro básico era impossível que feras do nosso novo humor no país não deitassem e rolassem em cena e o que se viu foi um festival de boas atuações. O "estreante" Felipe Abib, Natalia Lage e Danton Mello mandaram muito bem em seus papéis, não comprometendo.

Leia também: O que sobrou do 'Comédia MTV' (link abaixo)

O Bob Pai e o Bob Filho do cinema Lúcio Mauro e Lúcio Mauro Filho também arrebentaram. O talento do Lúcio Pai sempre foi e é inquestionável, mas fiquei realmente feliz com o papel dado ao Lúcio Filho, um papel onde ele finalmente pode expor seu grande talento (o melhor sotaque paulista do filme foi o dele). Bruno Mazzeo, só para variar, esteve muito bem no papel do almofadinha Paulo (mas falar bem dele é chover no molhado né?)

Contudo quem roubou a cena mesmo foi a dupla Fábio Porchat e Gregório Duvivier. A dupla esteve impecável e impagável em cena, ratificando a grande fase de ambos e da trupe da 'Porta dos Fundos' na internet.  Duvivier especialmente estava hilário.

Vai que Dá Certo : foto

Divertimento certo

Se não entrará para o rol de grandes filmes de todos os tempos 'Vai Que...' é garantia de risada na certa, especialmente nas cenas de ação, onde o elenco, entrosado, manda muito bem.  Bem dirigido (por Mauricio Farias de 'Tapas & Beijos da TV Globo), roteirizado e interpretado, o filme mostra que a turma do novo humor no Brasil voltou com tudo. 

Vá ao cinema e prepare-se para dar umas boas risadas com um filme leve e bem divertido. Eu gostei!


Leia também: O ressurgimento do humor no Brasil (link abaixo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário