segunda-feira, 18 de março de 2013

VIANA - UM TOUR PELA CULTURA E HISTÓRIA DO MUNICÍPIO


Viana, cidade tão próxima, pertencente à Grande Vitória, guarda características do interior e tem, como grande patrimônio, a cultura e a história que o município mantém VIVAS. Essa história não é apenas a história da cidade, mas parte da história do Espírito Santo e de sua ocupação. Venha com o Outros 300 fazer um tour pela cidade na matéria abaixo:
A própria sede guarda grandes símbolos como a Estação Ferroviária, de onde sai a passeio Trem das Montanhas Capixabas, e a Igreja Nossa Senhora da Conceição, de 1817. Biblioteca ativa, Teatro, Casa Da Cultura que abriga uma exposição (VIANA & Heribaldo Balestrero) que retrata a história do município através de painéis, fotografias, reprodução de textos e mapas, composta através da história de vida de um vianense especial – Heribaldo Balestrero – que muito contribuiu para esta cidade.
Turismo histórico de alta qualidade, preservação de tradições e um clima de interior…
Conheça Viana aqui no É LOGO ALI!
Igreja Nossa Senhora da Ajuda
Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), a construção jesuítica é do século XVIII. Está localizada no tradicional distrito quilombola – não reconhecido – de Araçatiba. A história da Igreja se confunde com a fazenda em que está construída e que destinava-se à produção de açúcar (engenho). Vários historiadores atestam que era a maior fazenda da costa brasileira, dispondo de 800 serviçais designados para as diversas tarefas. No video, Sônia Zorzal e Rodrigo Poltronieri contam um pouco da riqueza desta história.
A Igreja tem a nave única com três altas janelas de cada lado com sacadas de balaústres, sem púlpito. Por cima da porta principal está o coro e um arco cruzeiro pesado que dá acesso à capela-mor, mais estreita e mais baixa que a nave. De cada lado da capela-mor há um grande vão com tribuna. A chave da Igreja ainda preserva história. Trata-se de uma peça rara, muito grande, lembrando a chave de uma senzala.
Ruínas de Belém
Possui arquitetura típica das igrejas das fazendas do ciclo da cana de açúcar, sabe-se que começou a ser construída em outubro de 1780 e se encontra em ruínas por conta de um incêndio em 1880 que destruiu parte da Igreja.
Fica a 4 Km do trevo da BR 262/BR101, no alto de um monte, próximo à entrada do Bairro Jucu.
SEDE DO MUNICÍPIO DE VIANA
Casa da Cultura
Igreja N. Srª da Conceição – Sede
Um dos principais monumentos históricos de Viana, a Igreja está situada na Sede do Município, com arquitetura barroca, construída no período compreendido entre 1815 a 1817 pelos colonos açorianos. A primeira missa foi celebrada em 24 de junho de 1816 e a inauguração solene foi em 1817. A imagem de N. Srª da conceição chegou ao local em 1846 e se encontra ainda hoje  na igreja, tendo resistido a um incêndio ocorrido em 1848. A Igreja foi tombada em março de 1983, pelo Conselho Estadual de Cultura.
Festa do Divino
O evento é uma das poucas manifestações culturais açorianas restantes no município. A festa do divino foi a primeira realizada na igreja Nossa Senhora da Conceição. O ano era 1817, o mês julho no dia 7. De lá para cá o costume é o de sortear um casal de moradores para organizar a festa do ano seguinte. A mulher vira “imperatriz” e o homem se torna “imperador”. A véspera da festa (sábado) é dedicada à imperatriz, que deixa a casa levando uma coroa enfeitada com rosas e segue em procissão até a igreja, onde participa da celebração.
No domingo é a vez do imperador entrar em cena. Os fiéis saem da igreja e vão buscá-lo em casa e retornam em procissão pelas principais ruas da cidade. O imperador é o responsável para conduzir o cedro enfeitado com fitas coloridas e a pomba, que simboliza o Espírito Santo. A imperatriz o acompanha com a coroa e os dois seguem à frente da procissão.
Galeria de Arte Casarão
Programa de Residência Artística
O Programa foi constituído por quatro projetos que resultaram em quatro exposições com o tema central “Mas, Que Arte Cabe Numa Cidade”.
O conceito de Residência Artística é uma das formas mais características de apoio e incentivo ao desenvolvimento das artes. A partir dos anos 80 consolidou-se em várias cidades da Europa, Estados Unidos, Canadá e Japão. É uma visão contemporânea das antigas bolsas de viagens. São projetos que têm como objetivo principal servir de residência temporária para artistas locais, nacionais e estrangeiros.
Neste intuito, a SEMCET implantou no Anexo da Galeria de Arte Casarão o espaço destinado a este público, para que possam desenvolver projetos artísticos e trocas de experiências e conhecimentos com a comunidade, os artistas, a escola e também com alunos e de cursos acadêmicos ligados à arte.
Estação Ferroviária de Viana e o Passeio ‘Trem das Montanhas Capixabas’
Patrimônio Natural – Rampa do Urubu
Com cerca de 260 metros de altura, a Rampa do Urubu é utilizada não apenas por praticantes de vôo livre como também por apreciadores da natureza em geral, uma vez que o atrativo possibilita interação total com os elementos naturais associados a vista panorâmica da região. A entrada é pelo Bairro Universal seguindo sentido Ipanema.
Artesanato de Viana
Aproveite um fim de semana ou um almoço de domingo na cidade.
Os restaurantes rurais fazem parte da oferta turística do município:
Fonte: Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Viana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário