Há um ano, Waleska subiu ao palco do Centro Cultural Carioca, na Praça Tiradentes, Rio de Janeiro. Ali, ao lado de convidados como Rildo Hora, Miéle e João Roberto Kelly, celebrou as cinco décadas dedicadas à música popular brasileira. O show, com produção musical de Rildo Hora, foi transformado no DVD “Waleska – 50 anos de MPB”, que conta ainda com apresentação de Miéle e texto de Ricardo Cravo Albin. Veja mais na matéria completa.
Waleska comemora 50 anos de MPB com show em Vitória
A cantora lança DVD e revela projeto de morar na Capital, onde quer abrir casa noturna
Agora Waleska lança o DVD em Vitória, com show no Wunderbar Kaffee, neste sábado. “O show é uma retrospectiva de minha carreira. Nele, conto histórias que estão no meu livro, ‘Foi à Noite’. Falo sobre o começo da minha carreira, da influência de Maysa, Dolores Duran e Elizeth Cardoso, da noite no Rio, minha amizade com Vinicius de Moraes. É um show entrecortado com essas histórias, que conto de maneira breve, e música”, diz Waleska, em entrevista.
Apesar de uma banda grande ter acompanhado a cantora naquele show do Centro Cultural Carioca, por aqui o repertório será revisitado em formato pequeno, com violão e bateria. “Como o espaço no Wunderbar não é muito grande, optamos por apresentar um formato menor, mas as canções e as histórias são as mesmas.”
Projetos
Waleska aproveita essa vinda à capital capixaba para passar uma temporada por aqui, mas não será para descansar. A cantora, na verdade, revela que tem planos de volta a morar no Estado e abrir em Vitória uma casa noturna. “Gosto muito de Vitória, nasci em Afonso Cláudio, morei aí e tenho vontade de voltar e abrir um piano bar, uma casa para a boa música, MPB e jazz. Alguns empresários estão interessados no projeto, só me falta conseguir um espaço. Quero fazer uma casa como aquelas dos anos 60, no Rio de Janeiro, como era o Beco das Garrafas, um lugar pequeno onde quero receber amigos e cantar com eles.”
Essa, por sinal, não seria a primeira experiência da artista administrando casas noturnas, uma vez que ela já foi proprietária de importantes espaços no Rio de Janeiro, do final dos anos 60 à década de 1980, com destaque para o Pub Bar, no Leme (apelidado pelo jornalista e compositor Sérgio Bittencourt de Pontifícia Universidade dos Boêmios), e a boate Fossa, em Copacabana, frequentada por artistas, intelectuais e políticos.
Trajetória
Nascida Maria da Paz Gomes, a cantora Waleska nasceu em Afonso Cláudio e iniciou sua carreira nos anos 60, em Belo Horizonte (MG), na Rádio Inconfidência Mineira. Depois, mudou-se para o Rio, onde foi crooner de casas noturnas famosas, como o Beco das Garrafas e a boate Arpèrge. Além das memórias narradas no livro “Foi à Noite”, lançado por ela em 2009, e agora recontadas no DVD comemorativo de seus 50 anos de carreira, um documentário vai reconstituir sua trajetória, com roteiro do jornalista José Roberto Santos Neves, que divide a direção com a cineasta e produtora Lucia Caus.
“Falta pouco para ficar pronto. Gravamos a primeira parte em Afonso Cláudio e fizemos outra no Spirito Jazz (que fechou suas portas em Vitória, no início de 2011). Agora faltam entrevistas aqui no Rio, com o pessoal que participou da minha carreira, mostrando onde era o Beco das Garrafas, a boate Fossa, essas coisas. Estamos dependendo de verba das leis de incentivo à cultura para finalizar.”
Confira:
Lançamento do DVD “Waleska: 50 Anos de MPB”
Quando: sábado (23), às 21 horas
Onde: Wunderbar Kaffee - Avenida Rio Branco, 1.305, Praia do Canto, Vitória
Couvert: R$ 20 por pessoa
Informações: (27) 3227-4331
Retirado de: A Gazeta
Nenhum comentário:
Postar um comentário