quarta-feira, 20 de março de 2013

WALESKA LANÇA DVD EM VITÓRIA NESTE SÁBADO

Há um ano, Waleska subiu ao palco do Centro Cultural Carioca, na Praça Tiradentes, Rio de Janeiro. Ali, ao lado de convidados como Rildo Hora, Miéle e João Roberto Kelly, celebrou as cinco décadas dedicadas à música popular brasileira. O show, com produção musical de Rildo Hora, foi transformado no DVD “Waleska – 50 anos de MPB”, que conta ainda com apresentação de Miéle e texto de Ricardo Cravo Albin. Veja mais na matéria completa.

Sérgio Carvalho/Divulgação


Waleska comemora 50 anos de MPB com show em Vitória

A cantora lança DVD e revela projeto de morar na Capital, onde quer abrir casa noturna


Agora Waleska lança o DVD em Vitória, com show no Wunderbar Kaffee, neste sábado. “O show é uma retrospectiva de minha carreira. Nele, conto histórias que estão no meu livro, ‘Foi à Noite’. Falo sobre o começo da minha carreira, da influência de Maysa, Dolores Duran e Elizeth Cardoso, da noite no Rio, minha amizade com Vinicius de Moraes. É um show entrecortado com essas histórias, que conto de maneira breve, e música”, diz Waleska, em entrevista.

Apesar de uma banda grande ter acompanhado a cantora naquele show do Centro Cultural Carioca, por aqui o repertório será revisitado em formato pequeno, com violão e bateria. “Como o espaço no Wunderbar não é muito grande, optamos por apresentar um formato menor, mas as canções e as histórias são as mesmas.”

Projetos

Waleska aproveita essa vinda à capital capixaba para passar uma temporada por aqui, mas não será para descansar. A cantora, na verdade, revela que tem planos de volta a morar no Estado e abrir em Vitória uma casa noturna. “Gosto muito de Vitória, nasci em Afonso Cláudio, morei aí e tenho vontade de voltar e abrir um piano bar, uma casa para a boa música, MPB e jazz. Alguns empresários estão interessados no projeto, só me falta conseguir um espaço. Quero fazer uma casa como aquelas dos anos 60, no Rio de Janeiro, como era o Beco das Garrafas, um lugar pequeno onde quero receber amigos e cantar com eles.”

Essa, por sinal, não seria a primeira experiência da artista administrando casas noturnas, uma vez que ela já foi proprietária de importantes espaços no Rio de Janeiro, do final dos anos 60 à década de 1980, com destaque para o Pub Bar, no Leme (apelidado pelo jornalista e compositor Sérgio Bittencourt de Pontifícia Universidade dos Boêmios), e a boate Fossa, em Copacabana, frequentada por artistas, intelectuais e políticos.

Trajetória

Nascida Maria da Paz Gomes, a cantora Waleska nasceu em Afonso Cláudio e iniciou sua carreira nos anos 60, em Belo Horizonte (MG), na Rádio Inconfidência Mineira. Depois, mudou-se para o Rio, onde foi crooner de casas noturnas famosas, como o Beco das Garrafas e a boate Arpèrge. Além das memórias narradas no livro “Foi à Noite”, lançado por ela em 2009, e agora recontadas no DVD comemorativo de seus 50 anos de carreira, um documentário vai reconstituir sua trajetória, com roteiro do jornalista José Roberto Santos Neves, que divide a direção com a cineasta e produtora Lucia Caus.

“Falta pouco para ficar pronto. Gravamos a primeira parte em Afonso Cláudio e fizemos outra no Spirito Jazz (que fechou suas portas em Vitória, no início de 2011). Agora faltam entrevistas aqui no Rio, com o pessoal que participou da minha carreira, mostrando onde era o Beco das Garrafas, a boate Fossa, essas coisas. Estamos dependendo de verba das leis de incentivo à cultura para finalizar.”

Confira:
Lançamento do DVD “Waleska: 50 Anos de MPB”
Quando: sábado (23), às 21 horas
Onde: Wunderbar Kaffee - Avenida Rio Branco, 1.305, Praia do Canto, Vitória
Couvert: R$ 20 por pessoa
Informações: (27) 3227-4331

Retirado de: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário