quarta-feira, 20 de março de 2013

BAR DO PANTERA. CINECLUBE COLORADO RECEBE MOSTRA DE CINEMA INDEPENDENTE NACIONAL HOJE E AMANHÃ.



Hoje, dia 20, e, amanhã, dia 21 de março, o Cineclube Colorado participa da 12ª edição da Mostra do Filme Livre, evento consolidado como uma das mostras pioneiras na exibição e na discussão de novas possibilidades estéticas para o audiovisual.



A mostra, que tem patrocínio do Banco do Brasil e do Ministério da Cultura, é realizada desde 2002. Criada e organizada por Guilherme Whitaker desde a primeira edição, a MFL exibe longas, médias e curtas, sempre destacando filmes que fujam do lugar comum.



Nos últimos anos, mostras e festivais de cinema têm oferecido espaço a uma cena plural, espalhada em todas as regiões do país. Um cenário que resulta do acesso maior aos equipamentos digitais e da democratização dos modos de produção/difusão da sétima arte no Brasil. 

CIRCUITO DE CINECLUBES 


Em 2013, a Mostra do Filme Livre exibe mais de 200 títulos, e, pelo segundo ano consecutivo, o evento será realizado em Brasília, no Rio de Janeiro, em São Paulo. Novamente a MFL faz parcerias com diversos cineclubes de todo o Brasil, que farão sessões com filmes livres.


Como o escoamento via festivais não é suficiente para a exibição desse crescente e tão variado conteúdo, a internet tem sido o caminho inevitável para facilitar a comunicação de todos e permitir a conquista de lugares físicos que proporcionem, tanto em quantidade quanto em qualidade, espaços para o encontro e a celebração da vida audiovisual. 


PROGRAMAÇÃO

Para a sessão MFL 2013, o Cineclube Colorado exibe quatro curtas metragens e um longa.  No dia 20 de março, quarta-feira, acontece a exibição dos curtas "A Anti Performance ", de Daniel Lisboa – BA; "Confete" de Jo Serfaty e Mariana Kaufman – RJ; "Fim de Férias" de Camille Entratice – SP e o curta "Buracos Negros " de Nana Maiolini – SP.


O longa "Esse Amor que Nos Consome", de Allan Ribeiro – RJ, será exibido na quinta-feira, dia 21 de março. O filme conta a história de Gatto e Barbot, companheiros de vida há mais de 40 anos, que  se instalam em um casarão abandonado no Centro do Rio de Janeiro para viver e ensaiar com sua companhia de dança. As sessões acontecem sempre às 20h30, no Bar do Pantera, em Campo Grande – Cariacica, com entrada franca.



Mais informações sobre a MFL 2013 #12, podem ser acessadas no site:  http://mostradofilmelivre.com/13/index.php

Veja a sinopse dos vídeos:


“Buracos Negros”

Sinopse: Sob especulativo processo de reforma urbana no bairro da Luz, centro da cidade de São Paulo, um amplo aparato de repressão policial é instalado na região conhecida como Cracolândia. A quadra onde se localizara a antiga rodoviária da Luz é demolida para dar lugar a um novo teatro de dança da cidade. Nas bordas desse vazio, incursões com uma câmera de vídeo e intervenções performáticas experimentam modos diversos de movimentação e existência corporal na metrópole.

Diretor: Nana Maiolini

Duração: 17min

UF/Ano: SP/2012


“A Anti Performance”

Sinopse: Dia Cinza. Vento Forte. Algo se moveu. Das entranhas do centro antigo as farpas reluziram. A cidade viu sua odiosa e querida entidade voar para a anti performance.

Diretor: Daniel Lisboa

Duração: 11min

UF/Ano: BA/2012



“Confete”

Sinopse: CONFETE se desloca com os corpos através do tempo suspenso nas cores e sons do carnaval. O filme percorre o caminho do confete desde a fabrica até o chão das ruas do Rio de Janeiro na quarta-feira de cinzas.

Diretor: Jo Serfaty e Mariana Kaufman

Duração: 15min

UF/Ano: RJ/2012



“Fim de Férias”

Sinopse: Lucas, um menino de dez anos, vive com seus avos paternos em São Paulo. No mesmo momento em que ele passa os últimos dias de férias com sua família, a cidade sofre violentas inundações.

Diretor: Camille Entratice
Duração: 21min
UF/Ano: SP/2012



"Esse Amor que Nos Consome"

Sinopse: Gatto e Barbot são companheiros de vida há mais de 40 anos e acabam de se instalar em um casarão abandonado no Centro do Rio de Janeiro. Ali, eles passam a viver e ensaiar com sua companhia de dança. A luta do dia a dia se mistura à criação artística e à crença em seus orixás. Através da dança eles se espalham pela cidade, marcando seus territórios.

Diretor: Allan Ribeiro
Duração: 80min
UF/Ano: RJ/2012


SERVIÇO

Mostra do Filme Livre - MFL 2013 #12


Dias 20 e 21 de março

Às 20h30

Bar do Pantera - Rua Cel. Olímpio Cunha, 7, Campo Grande, Cariacica/ES

ENTRADA FRANCA


Nenhum comentário:

Postar um comentário