segunda-feira, 18 de março de 2013

INSURREIÇÃO DE QUEIMADO: SHOW DE JAIR DE RODRIGUES E SESSÕES SOLENES. CONFIRA!


As comemorações dos 164 anos da Revolta de Queimado começaram na terça-feira, 12, na Serra, com a abertura da Exposição sobre o tema, na Casa do Congo, em Serra Sede, e prosseguem até o dia 21. A Insurreição de Queimado, considerada a maior revolta de escravos da história do Estado, ocorreu no dia 19 de março de 1849.

Para lembrar o fato histórico, a Prefeitura da Serra, por meio das secretarias de Direitos Humanos e Cidadania, juntamente com a pasta de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer (Setur), Fórum Chico Prego e de Matrizes Africanas promovem uma série de atividades com o objetivo de provocar a reflexão sobre este acontecimento, que tem como cenário o Distrito de Queimado e a Serra Sede, onde Chico Prego, líder da revolta, foi enforcado.
Duas Sessões Solenes fazem parte das atividades. A da Assembleia Legislativa acontece no dia 19, com homenagem ao músico Jair Rodrigues e Sebastião Sabino, secretário da Sedir, entre outros, que vão receber a Comenda Chico Prego. A Câmara de Vereadores  vai homenagear o  músico e agitador cultural Fábio Carvalho, na quinta-feira, dia 21.

Revolta de escravos foi contida pelo Império

Segundo relatos históricos, cerca de 300 escravos - liderados por Eliziário, Chico Prego e João Monteiro, o João da Viúva - se rebelaram, em 18 de março de 1849, para cobrar uma suposta promessa feita pelo Frei Gregório José Maria de Bene, um italiano, que teria prometido alforria aos escravos que trabalhassem na construção de uma igreja, em São José do Queimado.

A promessa não foi cumprida e, durante cinco dias, os revoltosos percorreram as fazendas próximas obrigando alguns donos de escravos a conceder-lhes alforria. O movimento foi contido pela polícia de Vitória e do Rio de Janeiro. Os rebelados foram presos e julgados, cinco deles condenados à morte. Um dos líderes da Revolta, Elisiário, escapou da cadeia e refugiou-se nas matas do Morro do Mestre Álvaro e nunca mais foi recapturado. Chico Prego foi capturado e enforcado, em 11 de janeiro de 1850.  Hoje, nomeia a Lei de Incentivo Cultural do Município. A Revolta ficou conhecida como o maior movimento em favor da liberdade e o maior símbolo da resistência do africano à escravatura no Estado.
Estudo Arqueológico e Histórico do Sítio Histórico de Queimado, realizado em 2008, por uma equipe de arquitetos urbanistas da Fundação Ceciliano Abel Almeida, a pedido da Prefeitura da Serra, propõs um Plano de Reabilitação do local. Por meio de documentos, o estudo mostra evidências de Queimado ter sediado um movimento libertário baseado no ideal de alforria e também o grau de crescimento econômico do Distrito, que chegou, inclusive, a ter, em 1847, uma escola e, em 1837, uma escola feminina na região. O nome Queimado teria vindo da constante fumaça proveniente da queima de madeira para uso nas embarcações que utilizavam o Rio Santa Maria para escoar produtos.


FONTE: PMS



Nenhum comentário:

Postar um comentário