quarta-feira, 20 de março de 2013

CRÍTICA DO FILME 'OZ MÁGICO E PODEROSO'

Baseado na história original de 'O Mágico de Oz' (mas sem poder usar menções ao filme original por força de contrato) 'Oz Mágico e Poderoso' é um filme de reconquista. Reconquista do sucesso para o diretor Sam Raimi e reconquista de boas bilheterias para a Disney. Será que o filme é bom para que ambos alcancem seus objetivos? Veja agora na crítica do Outros 300.

Oz - Mágico e Poderoso

Visuais bonitos e história redondinha
Sem querer arriscar muito Raimi faz filme morno, mas capaz de atrair grandes públicos

Históricamente a Disney não é muito de arriscar em seus filmes, apelando sempre para rostos conhecidos do grande público, um diretor burocrático (não no sentido pejorativo da palavra) e belas imagens e efeitos especiais. Tudo isso esteve presente em 'Oz Mágico e Poderoso'. Havia, ainda, a busca pela reconquista do prestígio perdido de Sam Raimi (o diretor estava em "déficit" de fazer bons filmes desde a saga de 'Homem Aranha') e da Disney em recuperar o posto de produtora de grandes bilheterias. Ambos conseguiram esta reconquista? Sim, conseguiram! Com louvor? Não, não cheguemos a tanto.


Isto porque, como dito acima, raramente temos um filme marcante produzido pela Disney, pois a mesma apela para fórmulas exatas, evitando fracassos e polêmicas. Logo 'Oz Mágico...' foi redondinho, bonitinho, bem feitinho, mas tudo exatamente deste jeito 'inho', no diminutivo.


O filme não será daqueles que nos marcará para o resto da vida, mas também não será um 'Framboesa de Ouro' em potencial. Ficou no meio termo, no meio do caminho e no meio de se transformar em ótimo.

A trama

Oscar (James Franco) trabalha como ilusionista em um circo itinerante. Tremendo 171 e chegadão num rabo de saia, gosta de iludir moçoilas e se dar bem financeiramente, não necessariamente nessa ordem. Um dia, se mete numa confusão, precisa fugir rapidinho e é aí que acaba indo parar no mundo de Oz. 


Lá, conhece lindas mulheres, muitas riquezas e uma certa "profecia" sobre a sua chegada. Mais feliz que pinto no lixo com tanta coisa boa reunida, sua alegria só dá uma freada quando descobre que precisará enfrentar perigos, o que não é bem a especialidade do covardão. Mas aí a aventura já começou e ele vai ter que se virar para sair dessa.

Elenco

Oscar (trocadilho com Oz?) é interpretado por James Franco. Um picareta de primeira linha, o personagem ajuda Franco um ator também picareta de primeira linha. Logo parece que ele está interpretando a si mesmo, mas para o clima leve do filme valeu.


Franco é ofuscado pelo trio de bruxas interpretados por  Mila Kunis, Rachel Weisz e Michelle Williams e apesar dos olhões de Kunis me incomodarem muito, tenho de admitir que ela foi o "destaque vivo" do filme (até porque o roteiro ajuda, e muito, sua personagem).

Citei as palavras "destaque e vivo" porque quem chama atenção e rouba a cena mesmo são dois personagens criados por computação gráfica, uma Boneca de Porcelana e um Macaco Falante. Suas "atuações" trazem para si toda atenção do espectador. Mas que fique claro: Todo o elenco foi bem, mas é que a boneca e o macaco são impagáveis mesmo.


Raimi burocrático

Acostumado a filmes de terror (de qual sou fã pra cacete) e de filmes de ação, Raimi até trouxe a influência de ambos para 'Oz Mágico...' principalmente nas cenas vistas do alto e na maquiagem, mas, num todo, ficou tolido pelo jeito Disney de fazer filme. Pelo menos ele recuperou o prestigio perdido e se fez presente na lista de diretores ecléticos que fogem de um ou outro só gênero de direção.

Foto - FILM - Oz: The Great and Powerful : 180655

No mais Sam Raimi fez um filme bom, engraçadinho, e fantástico visualmente. Uma boa diversão para todos, principalmente se não exigirmos mais do que o filme tem a nos oferecer que é uma boa (boa mesmo) distração, e só.

Em cartaz em:

O filme está em cartaz nos cines

Cinemark:
11h50(apenas sab e dom) 14h40 17h30 20h20 23h10(apenas sex e sab)
3D: 13h30 16h40 19h30 22h30 
3D/Dublado: 12h50 15h50 18h50 21h40


Ritz Guarapari:
3D: 21h30 
3D/Dublado: 19h10

Kinoplex Praia da Costa:
3D: 21h 
3D/Dublado: 13h 15h40 18h20 
Dublado: 13h30 16h10 18h50 21h20

Multiplex Araújo:
Dublado: 14h30(exceto ter e qui) 16h45 
3D/Dublado: 14h(exceto ter e qui) 14h30(apenas sab e dom) 15h(exceto sab e dom) 16h30 17h30(exceto sab e dom) 19h 20h(exceto sab e dom) 21h(apenas sab e dom) 21h30

Cinesercla Laranjeiras
3D/Dublado: 13h40 16h05 18h30 20h55 
Dublado: 13h40 16h05 18h30 20h55

Um comentário:

  1. Sim, um filme para a seção da tarde. Nada de incrível, mas uma boa diversão.

    ResponderExcluir