quinta-feira, 21 de março de 2013

TUDO SOBRE 'HITCHCOCK' FILME QUE ESTREIA AMANHÃ NO ESTADO

Alfred Hitchcock foi um dos maiores cineastas de todos os tempos e sua fama teve um algo mais: Além de gênio por trás das câmeras, Hitchcock também era figura muito elogiada em frente a elas, seja pelos seus comentários ácidos, ar sombrio ou pelo seu jeito despojado de ser. Não é nenhuma surpresa que o gênio do suspense ganhe um filme baseado em sua vida. Saiba mais sobre o filme lendo a matéria completa.



'Hitchcock' traz bastidores de clássico do Mestre do Suspense

Com bom humor, filme mostra obsessões de Alfred Hitchcock em filmagem de "Psicose"

Considerado um dos melhores filmes de todos os tempos, “Psicose” (1960) foi realizado em um momento em que a qualidade de Alfred Hitchcock como cineasta era colocada em xeque. Sem querer se repetir com filmes com tramas intrincadas e surpresas no final, o diretor decidiu adaptar o sangrento livro de Robert Bloch, que, por sua vez, romanceava uma história real ocorrida no interior do Estado do Winsconsin, EUA.

A Paramount, empolgada com os bons números de “Trama Internacional” (1959), queria um filme parecido e se recusou a financiar “Psicose”. Obcecado pela violenta história, Hitchcock então deciciu hipotecar a casa e abrir mão de seu cachê como diretor para bancar o filme. 

Para aumentar o suspense em torno de sua produção, ele adquiriu os direitos do livro anonimamente e pediu que sua equipe comprasse todas as cópias disponíveis nas livrarias. Além disso, quando o filme foi lançado, os donos dos poucos cinemas que o exibiam foram proibidos de deixar espectadores entrar após o início da projeção. Tudo para aumentar a curiosidade do público.

Divulgação

Bastidores

Em “Hitchcock”, que estreia amanhã no Cine Jardins, o diretor estreante Sacha Gervasi se baseia no livro “Alfred Hitchcock e os Bastidores de ‘Psicose’” (lançado no Brasil pela editora Intrínseca) para recriar não só os eventos que cercaram a produção do filme, mas também muito da vida pessoal do diretor naquele momento. 

Mesmo tendo fatos como ponto de partida, o filme não se preocupa em apresentá-los ao público com fidelidade histórica. Logo no início, como fazia em seu programa de TV “Alfred Hitchcock Apresenta”, o diretor surge apresentando a história que o espectador verá a seguir. A presença do Hitchcock da TV é percebida também na atuação de Anthony Hopkins, que parece ter se inspirado muito mais no personagem que Alfred Hitchcock criou para si mesmo do que no verdadeiro cineasta.

Hopkins, com ajuda de próteses faciais, mergulha na pele do rechonchudo diretor. Após o impacto inicial, ator e personagem se misturam em um só atormentado e brilhante Hitchcock.

Divulgação

Humor

O roteiro aposta em um ar quase sempre cômico para retratar com leveza as obsessões do diretor e os problemas em seu casamento com Alma (Helen Mirren, excelente). O texto também não hesita ao mostrar Hitchcock cheio de rancor pelo simples fato de a atriz Vera Miles (Jessica Biel) ter deixado de protagonizar “Um Corpo Que Cai” (1958) para se dedicar à família.

O humor também contraria a versão de que o diretor – conhecido por ser tirano com seus atores – teria sido cruel com Janet Leigh no set de “Psicose”. Mesmo que as lendas deem conta de que a atriz tivesse sofrido horrores na clássica cena do chuveiro, ela mesma chegou a afirmar que não houve problemas. Interpretada em “Hitchcock” por Scarlett Johansson, Janet representava mais uma das loiras do diretor, que tinha o hábito de desenvolver obsessões com as protagonistas de seus filmes.

Para os fãs do diretor, existem muitas homenagens – algumas bem explícitas – a diversas de suas obras. Além das referências a seus filmes e das belas mulheres, a marca do cineasta também aparece na maneira como Sacha Gervasi duplica seus maneirismos técnicos.

“Hitchcock”, como cinebiografia, pode ser falho, mas funciona bem como o entretenimento que se propõe a ser. Recheado de boas atuações, o filme mostra um lado mais humano e até divertido do Mestre do Suspense.

Confira:

Hitchcock
Sacha Gervasi
Drama. (Hitchcock, EUA, 2012). Com Anthony Hopkins, Helen Mirren, Scarlett Johansson, Danny Huston, Toni Collette, Jessica Biel.
Cotação: ****

Nenhum comentário:

Postar um comentário