terça-feira, 19 de março de 2013

BEATLES. 50 ANOS DE "PLEASE, PLEASE ME".


"Era como ouvir Justin Bieber", diz Caetano Veloso sobre álbum de estreia dos Beatles

Durante essa semana, o Outros 300 postará várias homenagens ao 1º disco dos Beatles, “Please, Please Me”, que fará 50 anos no próximo dia 22. Não perca!

"Revolucionários", "simplórios", "diferentes", "apaixonantes"... Cinquenta anos após o lançamento de "Please, Please Me", primeiro álbum dos Beatles, artistas consagrados da música brasileira ainda divergem quando tentam explicar ao UOL o que sentiram ao ouvir pela primeira vez as músicas do quarteto de Liverpool.

"Ninguém sabia que ia virar esse fenômeno, mas chamou logo a atenção, porque era uma música rápida, uma música fácil, e era diferente", recorda o cantor romântico Odair José no primeiro vídeo da série "Especial Beatles - 50 Anos de Beatlemania", que o UOL começa a publicar na última sexta-feira (15).

Dividida em quatro edições, a série mostra ainda a banda cover ZoomBeatles interpretando o álbum "Please, Please Me" na íntegra, com instrumentos e equipamentos de época para reproduzir a sonoridade original de 1963.

"Cara, em 1963, quando os Beatles apareceram e eu ouvi as primeiras vezes, era como hoje a pessoa ouvir Justin Bieber. Não era mais do que isso", lembra Caetano Veloso. "Achei bonitinhas as canções, um negócio meio simplório assim, porque, veja bem, eu gostava do [jazzista] Thelonious Monk!"

Além de Caetano, o primeiro episódio traz depoimentos de Ronnie Von, Cauby Peixoto, Ritchie, Renato Barros (do grupo Renato & Seus Blue Caps) e Lilian Knapp (da dupla Leno & Lilian), que resume a sensação que teve ao botar o primeiro disco da vitrola:  "Fiquei apaixonada. Foi amor à primeira vista.". O segundo episódio, “Influências”, foi ao ar ontem, dia 18/03.

A série em vídeo foi gravada em HD e presta uma homenagem ao célebre "Rooftop Concert", clássico show dos Beatles gravado no telhado da gravadora Apple, em Londres. As próximas datas de lançamento são:

20/03 - Parte 3: Beatlemania  
22/03 - Parte 4: Legado

"Please, Please Me"
Lançado em 22 de março de 1963, "Please, Please Me" surgiu na sequência do sucesso do single homônimo, o primeiro dos Beatles a alcançar o primeiro lugar nas paradas britânicas. Era o início oficial da chamada beatlemania.

Gravado e mixado ao vivo nos estúdios Abbey Road em menos de 10 horas, "Please, Please Me" traz clássicos como "I Saw Her Standing There", "Love Me Do", "Do You Want To Know a Secret", "Twist And Shout" e a faixa-título. Como todos os álbuns de estúdio da banda, chegou ao primeiro lugar das paradas logo após o lançamento.
Sob o comando do produtor George Martin, a gravação procurou reproduzir a sonoridade dos shows dos Beatles no lendário Cavern Club, em Liverpool. As faixas misturavam algumas das melhores composições de Lennon & McCartney e covers que ilustravam bem as influências que guiavam a banda na época.

FONTE: UOL e Acervo Pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário