domingo, 24 de março de 2013

OFES APRESENTA OS CONCERTOS SINFÔNICOS "AS MIL E UMA NOITES" E "CAPRICHO ESPANHOL"


Nas próximas quarta (27) e quinta-feira (28), a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo apresenta mais uma edição da Série Pré-estreia e Concertos Sinfônicos, com o tema "As mil e uma noites" e  "Capricho Espanhol". As apresentações serão regidas pelo maestro Leonardo David (Foto ao lado) e conta com a participação especial da violinista Gabriela Queiroz, que executarão obras do compositor russo, Rimsky. O concerto está marcado para começar às 20 horas, no Theatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória, e será reapresentado no dia seguinte, no mesmo local, também às 20 horas. 

Essa será a segunda vez que a Série Pré-estreia será apresentada. Segundo o maestro Helder Trefzger, "essa apresentação acontece sempre um dia antes da apresentação da Série Concertos Sinfônicos e tem por finalidade oferecer ao público uma oportunidade a mais para assistir aos concertos da Ofes". 

Sobre o concerto

O tema do concerto, "As mil e uma noites" faz uma alusão à música Shéhérazade (Xerazade), composta pelo compositor russo Rimsky-Korsakov, em 1888, inspirado por diferentes episódios dos contos das mil e uma noites. A obra é considerada um dos mais importantes monumentos orientais da música do Século XIX. O programa terá ainda outra peça, muito popular, do mesmo compositor, o "Capricho Espanhol", que apresenta temas de caráter dançante, ricamente orquestrados.

Solista Convidada 

As duas apresentações contam com a participação da solista Gabriela Queiroz (Foto ao lado), que se apresenta pela terceira vez com a Orquestras. Gabriela atualmente é professora de violino da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Aos dezessete anos mudou-se para o Rio de Janeiro onde passou a estudar com Daniel Guedes, concluindo seu bacharelado no Conservatório Brasileiro de Música, em 2007. 

Obteve primeiro lugar em importantes concursos, entre eles o "Concurso Jovens Instrumentistas" - Piracicaba-SP em 2001, o "Concurso Jovens Solistas da OSBA" em 2003 e 2006 e o "Concurso Furnas Geração Musical" também em 2006.

Vem se apresentando como solista das seguintes orquestras: Sinfônica Brasileira, Sinfônicas da Bahia, da Paraíba, do Rio Grande no Norte, de Piracicaba, dentre outras. Como recitalista e camerista, vem atuando intensamente em todo o Brasil ao lado de renomados músicos como Shmuel Ashkenasi, Ori Kam, Daniel Guedes e agora também como membro do Quarteto da Guanabara. De 2003 a 2010 atuou como violinista da Orquestra Sinfônica Brasileira. 

Serviço

Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes) - Concerto "As mil e uma noites" e o "Capricho Espanhol"
Obras de Rimsky / Regência Maestro Leonardo David / Solista Gabriela Queiroz (Violino)
Quarta-feira (27/03) - Série Pré-Estreia
Quinta-feira (28/03) - Série Concertos Sinfônicos
Horário: 20 horas
Local: Theatro Carlos Gomes
INGRESSOS: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro a partir do dia 20/03. 
Telefone: (27)3132-8399

Informações: Secult

Nenhum comentário:

Postar um comentário