sexta-feira, 2 de março de 2012

BIBLIOTECA PUB. EST. HOMENAGEIA JOSÉ TEIXEIRA DE OLIVEIRA

A Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES) realiza durante todo o mês de março a exposição "Coleção José Teixeira de Oliveira", com obras literárias que pertenciam ao acervo do escritor homônimo. A curadoria é fruto de um esforço conjunto entre a bibliotecária Débora Alice Valle e Fernando Achiamé, historiador.

A exposição compreende uma amostra de 50 títulos, o que representa cerca de 5% da coleção original de José Teixeira de Oliveira. A iniciativa busca incentivar os interessados a conhecerem títulos de refinada produção gráfica sobre o vasto mundo do conhecimento humano.

O acervo conta com livros sobre literatura, artes plásticas, música, arquitetura e urbanismo, filosofia, psicologia, medicina, ciências puras e aplicadas, museus, bibliotecas e um grande número de biografias. O nível de detalhe a que se estende a curiosidade erudita do historiador se vê pela presença de estudos formais sobre assuntos tão diferentes como chá, seda, incenso, relógios, ou como suicídio, excrementos e pornografia.

Sobre José Teixeira de Oliveira

José Teixeira de Oliveira (1913-2004) é o autor da já clássica História do Estado do Espírito Santo, editada pelo Governo do Estado em 1951 e reeditada em 1975 e 2008.

Leitor inveterado, suas leituras possuíam finalidade enciclopédica. Teixeira de Oliveira, como boa parte de sua geração, era formado na língua francesa, o que explica o motivo da maioria dos livros de seu acervo sejam edições em francês, entre as quais se contam mais de uma centena de títulos da famosa Collection Pléiade, que reúne clássicos de todos os tempos, tanto franceses como em tradução de outras línguas, inclusive o chinês.

SERVIÇO

Exposição "Coleção José Teixeira de Oliveira"

Até 31 de março na Biblioteca Pública do Espírito Santo

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h

Endereço: av. João Batista Parra, 165, Praia do Suá – Vitória – ES.

Tel.: (27) 3137 9349.

sebp@secult.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário