quarta-feira, 6 de março de 2013

67 ANOS DE GILMOUR E 40 DE "DARK SIDE OF THE MOON"


O guitarrista, cantor britânico e vocalista da banda Pink Floyd David Gilmour completa 67 anos. Gilmour já foi considerado o 14º melhor guitarrista do mundo pela revista norte-americana Rolling Stone. Como homenagem, segue um artigo sobre “The Dark Side of The Moon”, clássico do Floyd:


O GRANDE GRITO NO CÉU

Há quarenta anos, a banda inglesa Pink Floyd lançava “The Dark Side of The Moon”. Um dos mais ousados discos da música mundial, foi o álbum que promoveu a drástica transformação do Pink Floyd de músicos alternativos para astros internacionais, ficando mais de vinte anos nas paradas. Antes de 1973, o Floyd mantinha uma intensa rotina de shows e, quando precisou gravar um novo disco, o grupo já possuía uma base criada para tal. “Ansiosa para se desprender dos grilhões psicodélicos, a banda se reuniu na cozinha do baterista Nick Mason para fazer a lista das coisas que a incomodavam. Essas preocupações foram combinadas com músicas no estilo meio funk rock de ‘Obscured Clouds’”, pondera Bruno MacDonald no livro “1001 discos para ouvir antes de morrer”.

Esta seria a primeira vez que o baixista Roger Waters seria o responsável por todas as letras e também pelo conceito básico de um álbum do grupo. Ambição, ganância, morte, guerra, tempo, loucura são algumas temáticas abordadas por Waters. O guitarrista David Gilmour afirmou: “Roger tinha muito a dizer. Foi a primeira vez que tivemos grandes letras”.
Com o forte conceito das letras, poderia se esperar que o álbum fosse chato e pretensioso. Ao contrário, ele é uma coleção de grandes músicas. Devido a uma produção impecável e uma musicalidade atemporal, obtidas em muito pela união da banda ao brilhante engenheiro de som Alan Parsons, “The Dark Side of The Moon” se tornou um disco que marcou os anos 1970 e 1980. Quarenta anos se passaram, mas a obra continua atraindo uma nova geração de fãs.

Em 2005, a capa de “The Dark Side of The Moon” foi eleita uma das 100 melhores capas de discos de todos os tempos pela revista brasileira “Bizz”. O prisma na capa do álbum talvez seja a imagem mais associada à banda em toda sua história. Um ícone na própria história das capas de rock. O prisma limpo representava a força conceitual das letras e a clareza do som. Da mesma maneira, traduzia a gama de luzes que a banda utilizava em seus shows.
Outro fato interessante em torno de “Dark Side”, como revelam muitas pessoas, é sua correspondência com o filme “O Mágico de Oz”, quando ambos são tocados simultaneamente. Porém, os membros dos Pink Floyd desmentiram qualquer relação entre o álbum e o filme num MTV especial sobre o grupo, exibido em 2002. Eles afirmaram que não poderia esta relação ser planejada por não poderem reproduzir o filme no estúdio, haja vista que não existia o videocassete.

Canções

Um dos grandes destaques do álbum é a canção “Money”, que a gravadora Capitol transformou num raro hit do Pink Floyd em single. Sons de moedas e caixa registradora dão início à canção, que tem um poderoso riff e uma ótima linha de baixo. A letra versa sobre as vantagens e conseqüências de se ter muito dinheiro. Já “Time”, a única música creditada aos quatro membros da banda, tem uma longa introdução, em que há uma passagem de relógios tocando e alarmes ecoando. A canção reflete sobre o tempo: “Indo embora os momentos que formam um dia monótono. Você desperdiça e perde as horas de uma maneira descontrolada”.
“The Great Gig In The Sky”, por seu turno, foi composta pelo tecladista Richard Wright, e é um instrumental vocal da cantora Clare Torry. Torry gritou o mais alto que podia. No documentário “Classic Albums: The Dark Side of the Moon” (2003), Wright revela: “Começou comigo sozinho tocando alguma coisa no estúdio, e Roger disse ‘hum, legal, acho que dá pra usar isso no álbum’. Daí eu trabalhei um pouco mais, escrevi a música e ainda estava trabalhando nela. Clare Torry chegou e cantou com uma voz fantástica, era o que nós queríamos, e ela chegou e cantou”.

Por fim, “Us and them”, é uma canção muito suave e conta com grandes solos de saxofone. Aqui, temos a temática de guerra, tão presente na obra do Pink Floyd: ““Nós e eles, e afinal somos todos homens comuns. Adiante! Gritou ele de costas. E morreram os homens da linha de frente”. A seqüência de notas que deu origem à música, veio de uma gravação chamada "Violent Sequence", criada por Wright como parte da trilha sonora do filme “Zabriskie Point”, de Michelangelo Antonioni, que acabou a rejeitando por achá-la "bonita, mas muito triste".
Por tudo isso, “The Dark Side of The Moon”, com sua combinação de grandes canções, efeitos criativos e uma das melhores capas de todos os tempos, penetrou no inconsciente coletivo mundial e se tornou um marco na história do rock.

(Texto de Ricardo Salvalaio publicado no Caderno Pensar, do Jornal A Gazeta, no dia 16/02/2013)


Nenhum comentário:

Postar um comentário