quinta-feira, 7 de março de 2013

CRÍTICA DO FILME 'COLEGAS'

Premiado no Festival de Gramado como o melhor filme do ano 'Colegas' chega ao estado com status de inovador, inclusitivo, e nobre, afinal qual outro filme tem três atores com síndrome de down como protagonistas? Mas será que o filme realmente é bom? Nossa crítica especializada está correta? Vejam mais na crítica do Outros 300.

Colegas

Premiado pelos motivos errados.
'Colegas' vale muito mais pela intenção do que pela beleza

Não é porque um filme é original em sua concepção que automaticamente será alçado ao status de ótimo. E este definitivamente é o caso de 'Colegas' filme que está em cartaz no estado e que tem por grande sacada colocar um trio de jovens com síndrome de down como protagonista.


O filme narra as aventuras dos amigos Stallone (Ariel Goldenberg), Aninha (Rita Pook) e Márcio (Breno Viola) que viviam em uma instituição com vários outros colegas também com a síndrome, mas que em um belo dia surgem com a ideia de fugir dali para realizar - cada um - o seu maior sonho: ver o mar, casar e voar, respectivamente. Juntos, eles roubam o carro do jardineiro e partem numa fuga desenfreada e delituosa, onde pequenos assaltos são apenas parte da grande aventura. Mas a polícia toma conhecimento dos fatos e para cortar o barato do trio de meliantes, coloca dois tiras estressados e trapalhões na cola deles. Ou seja, tem tudo para dar em nada. 

Foto - FILM : 209826

Narrada por Lima Duarte (o jardineiro) com uma proposital levada de contador de histórias, a trama brincalhona coloca o tempo no liquidificador, misturando celulares, gírias velhas, veículos de épocas diferentes, e ainda doses cavalares de diálogos e referências visuais chupadas de filmes famosos. O resultado desse "milk-shake" atemporal, que não tem nada de batido, é uma grande homenagem ao cinema que pode fazer a cabeça da turma que adora identificar citações. Entre os muitos títulos estão: Pulp Fiction, Taxi Driver, Blade Runner, Cães de Aluguel, Cidade de Deus, Psicose, Tropa de Elite, Thelma & Louise, tudo fruto da videoteca que os "novos bandidos" adoravam na tal instituição.

Motivos errados

A questão é que se 'Colegas' fossem filmado com um trio que não tivesse a síndrome, o filme seria chato, piegas, mal roteirizado, dirigido, continuado e editado. É pouco, muito pouco mesmo, premiar um filme somente porque tem um trio de atores que foge do convencional, principalmente porque a qualidade da história é muito fraca. Perdoem-me por ser tão incisivo, mas me deu vergonha saber que este filme foi o melhor do meu país no ano.

Poster - FILM : 209826

Sei que às vezes a gente se leva por emoções e acaba escolhendo alguma coisa mais por sua atuação do que pela nossa razão (o chato 'Argo' vencedor do Oscar que o diga), mas é necessário  que tenhamos critérios mais rígidos, principalmente porque o filme bateu outros que eram infinitamente melhores no festival.

Curtição

O filme, a rigor, é uma curtição, feito para quem vai ao cinema só para se divertir e não pede por um roteiro coeso, direção firme ou coisas assim. Este público tende a se divertir bastante. A trama, mais uma vez me perdoem os politicamente corretos, é inverosímel e abusa de situações e resoluções pouco prováveis de acontecer na "vida real".

Ocorrem erros graves de continuidade e licenças poéticas são utilizadas indiscriminadamente. Vez por outra o trio de atores é forçada a diálogos complexos para suas dificuldades diccionais o que deixa angustiados a eles e aos espectadores.

Foto - FILM : 209826

No mais Lima Duarte (um narrador em off das aventuras dos meninos) narra a saga do trio de forma irritantemente melosa, quase como se os três garotos tivessem dois anos de idade. Tudo fica ainda mais esquisito quando, em contra partida, o trio passa uma imagem de "bad boys (and girls) de rua". Afinal eles são bobinhos ou durões?

Ah! E se preparem para críticas em relação à forma de se tratar os downs, além também de críticas sociais e sobre preconceito. O engajamento seria mais firme e pertinente se tio Lima Duarte não narrasse tão fofinho a aventura dos três...

Eu não gostei do filme, apesar de achar que a maioria do público (aqueles menos chatos e preocupados demais) irá gostar. E a dica é: Procure descobrir qual citação de filme que a cena em exibição na hora está homenageando. É a única coisa legal para passar o tempo.  


Horários nos cinemas

CINEMARK
Horários: 11h10(apenas sab e dom) 13h30 15h50 18h10 20h30 22h50(sex e sab)

MULTIPLEX ARAUJO
Horários: 15h(exceto ter e qui) 16h(apenas ter e qui)17h(exceto ter e qui) 18h(apenas ter e qui) 19h(exceto ter e qui) 20h(apenas ter e qui) 21h(exceto ter e qui)

CINESERCLA LARANJEIRAS
Horários: 14h40 16h40 18h40 20h40

Um comentário:

  1. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10200296966461905&set=a.1032575789751.4003.1686100326&type=1&theater De Ancerg J-e
    Essa semana comentei lá na pagina tão falado filme "Colegas" com portadores da Síndrome de Down como protagonistas, reclamei falando das armas no filme e a violência e a resposta do diretor e roteirista Marcelo Galvao foi a seguinte: " Essa questão deve ser vista com análise. Colegas é uma ficção (e não documentário) e dentro da história era preciso haver algo q justificasse a grande mobilização q causaram no país. Qto ao estranhamento em relação às armas, o Marcelo acha q seria preconceituoso limitar os atores Down apenas a papel de mocinhos. Todo ator gosta de atuar como mocinho e como vilão, pois isso mostra toda sua versatilidade e talento. Entendemos sua preocupação, porém observe q na sociedade nunca ninguém critica o Brad Pitt ou o Tom Cruise, por exemplo, por eles usarem armas em filmes. Então se atores considerados "normais" podem fazer papel de mocinho e vilão, por que os atores Down não poderiam fazer tb? Enfim, fica o questionamento para todos nós!"

    E essa é a minha resposta...

    "HERÓIS"

    "Todo mundo adora um HERÓI ,as pessoas fazem filas para vê-los ,para gritar seus nomes...E daqui a alguns anos irão dizer como ficaram na chuva durante horas só para ver de relance aquele que lhes ensinou a continuar acreditando no bem. Eu acredito que exista um HERÓI em todos nós,que nos mantém honestos,que nos dá forças,nos enobrece... e no fim nos permite morrer com orgulho." _ May Reilly Parker Jameson ou TIA May _personagem Tia de Peter Parker o Homem Aranha.


    No nordeste de onde eu vim ,a gente cresce sob a iluminação dos exemplos,pois por lá cada história tem a força de nos ensinar e guiar pela vida,por que uma história seja ela real ou imaginaria nos ensina algo ,nos ilumina ou decepciona pois SEMPRE existe a moral de cada história.Eu achei valido apenas eles interpretarem .....(leia mais no lik

    ResponderExcluir