quinta-feira, 7 de março de 2013

EXPOSIÇÃO DE ALEMÃO SERÁ ABERTA HOJE EM VITÓRIA

Atração de primeira qualidade para a turma que curta artes plásticas. Será aberta hoje a exposição do artista plástico alemão Pierre Mendel, a 'Pierre Mendell Cartazes' na Oá Galeria em Vitória. Confira conteúdo e horários de visitação lendo matéria completa abaixo.

Divulgação

Exposição inédita no Espírito Santo exibe obras do premiado designer alemão

Mostra reúne cartazes de Pierre Mendell na OÁ Galeria

O premiado artista alemão Pierre Mendell foi um dos expoentes da escola suíça de design. A simplicidade com que ele abordou temas complexos em seus cartazes tornou-se a principal marca de seu trabalho, que será exposto pela primeira vez no Estado, na exposição “Pierre Mendell Cartazes”, que será aberta hoje à noite na OÁ Galeria, no bairro Consolação, em Vitória. Na ocasião, haverá uma palestra com a curadora da mostra, a arquiteta Bebel Abreu.

Em entrevista ela conta que Mendell teve como um de seus principais mentores o artista gráfico suíço Armin Hofmann, tendo como linha mestra uma comunicação muito direta e limpa. “Seus cartazes são marcados pelo uso de poucos elementos, mas muito bem escolhidos. Seu estilo é econômico, porém preciso, sempre contando com a inteligência de seu espectador para que este possa completar a mensagem. Não há nada de bobo ou trivial em sua simplicidade. Seu trabalho sempre estabelece um diálogo com o público”, explica Bebel.

Ao todo, a exposição reúne 30 cartazes criados pelo artista, ao longo das últimas três décadas, para importantes instituições da Alemanha, como o Die Neue Sammlung (Museu Internacional de Design), em Munique, e o Teatro Nacional da Baviera. “Ele fez cartazes para inúmeros espetáculo de ópera e balé e reformulou toda a identidade visual do teatro.”
Bebel conheceu Pierre entre 2002 e 2003, quando morou na Alemanha. Ela trabalhava no Museu Internacional de Design, e os dois tiveram oportunidade de trocar ideias a respeito de arte. “Em 2004, ele expôs seus cartazes na Ginza Graphic Gallery, no Japão. Foi quando perguntei a ele se podia trazer seu trabalho para o Brasil. Pierre gostou e, depois, ficou muito feliz quando levamos a exposição para Brasília, pois ele foi um grande admirador da arquitetura de Oscar Niemeyer.”
Luta
Falecido em 2008, Pierre foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença com a qual teve de conviver por quatro anos. “Foi muito triste. Ele ficou sem conseguir falar, sem se movimentar direito, mas com a cabeça a mil por hora, cheia de ideias. Por causa da doença, ele teve de ser ainda mais sintético, precisou refinar ainda mais o seu trabalho, ao qual se dedicou todos os dias, durante os quatro anos em que esteve doente”, conta Bebel Abreu.

Nascido em 1929, em Essen, ele estudou na Escola de Design da Basileia, na Suíça, e depois adotou Munique como sua cidade. Lá, escolheu viver e abriu seu estúdio, em sociedade com Klaus Oberer, em 1961. Quase 40 anos depois, o estúdio foi reformulado em 2000 e virou Pierre Mendell Design Studio.

“Pierre Mendel Cartazes” passou por temporadas de sucesso nos espaços da Caixa Cultural em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Salvador. Também foi levada para Buenos Aires. “É uma alegria para mim trazer a exposição, pois, apesar de morar em São Paulo, fui criada aqui. Passei mais de 20 anos em Vitória, por isso sempre tento trazer exposições legais para cá”, diz Bebel, lembrando que será vendido um livro com obras de Mendell.

Confira:
“Pierre Mendell Cartazes”
Abertura: hoje, a partir das 19h, com palestra com a curadora Bebel Abreu – aberta ao público
Onde: OÁ Galeria, Rua Aprígio de Freitas, 50, Consolação, Vitória
Visitação: de segunda a sábado, das 10h às 20h – agendamento pelos telefone (27) 9944-5001 e (27) 3227-5443

Retirado de: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário