quinta-feira, 7 de março de 2013

MUSEU DO COLONO RECEBE EXPOSIÇÃO "ENGENHARIA NAVAL EM PAPEL".



Utilizar barquinhos de papel como estratégia para reacender conteúdos referentes à história da cidade e aos modos pessoais de habitar o mundo é o que propõe a exposição "Engenharia Naval em Papel", do Coletivo Monográfico, em cartaz na Galeria Alice Holzmeister - Museu do Colono, em Santa Leopoldina, entre os próximos dias 14 de março e 14 de julho de 2013. 

A mostra apresenta um aglomerado de barquinhos de papel coloridos dispostos de modo a conectar frases sobre embarcações extraídas da literatura e da música pelo historiador Lellison Souza. Com ação educativa de Horrana de Kássia, "Engenharia Naval em Papel" também dispõe de material em vídeo e de peças do manual intitulado "faça, reduza e empilhe barquinhos".

Segundo Rodrigo Hipólito, "A Engenharia Naval em Papel, como praticamente todos os projetos do Coletivo, é uma criação com características diagramáticas e expansivas. O que se iniciou com uma performance e um vídeo em 2011, no evento Boomm Vix, ganhou novos braços. Desdobrou-se nessa instalação e a própria instalação forma-se com duas atividades de intervenção feitas com barcos de papel em Santa Leopoldina no final de 2012. Dar atenção para significados contidos em atitudes despretensiosas e buscar abrir discussão sobre questões maiores a partir delas é algo que nós buscamos nessa mostra."

O Coletivo Monográfico, atualmente composto pelos artistas Fabiana Pedroni, Joani Souza e Rodrigo Hipólito, é um ajuntamento artístico sem formação fixa que atua colaborativamente a partir de propostas específicas de criação. Atuando desde 2009, com diversas formações, o Coletivo desenvolve ações performáticas, intervenções urbanas, textos críticos, oficinas e vídeos.

A exposição é resultado do projeto "Ínfimos Corriqueiros - Pormenores Possessivos" contemplado pelo Edital de Bolsa Ateliê em Artes Visuais da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. Mais detalhes desse projeto podem ser encontrados em www.notamanuscrita.wordpress.com.

Serviço:

Exposição "Engenharia Naval em Papel", do Coletivo Monográfico (Fabiana Pedroni, Joani Souza e Rodrigo Hipólito)

Período: 14 de março a 14 de julho de 2013

Local: Galeria Alice Holzmeister - Museu do Colono (Av. Presidente Vargas, 1501 - Santa Leopoldina)

Horário de visitação: de quarta-feira a domingo, das 9 às 17 horas

Entrada franca

Informações: (27) 3266-1250

Informações: Secult



Nenhum comentário:

Postar um comentário