quarta-feira, 25 de julho de 2012

ESTRÉIA HOJE "FÁBRICA DE IMAGENS"

Data: 24/07/2012 - Anthony Hopkins no filme 360, de Fernando Meirelles - Editoria: Caderno Dois - Foto: Divulgação - Jornal A Gazeta - CULTURA - Cinema
Nesta instalação, mulheres contam histórias suas 

Será aberta hoje à noite a exposição itinerante "Fábrica de Imagens – Um Manifesto Feminista", que já passou pela capital paulista e por cidades do interior de São Paulo. A mostra reúne fotografias, cartazes e documentos diversos, além de instalações, sobre a história e o papel da mulher, desde os anos 70 até o presente.

Em cartaz na Estação Porto até o próximo dia 31, a exposição é uma realização do Centro de Informação Mulher (CIM), organização feminista criada em 1981 para enfrentar a violação dos Direitos das Mulheres. "Nós temos o maior acervo da América Latina sobre a trajetória da mulher, tanto no seu cotidiano quanto em suas lutas".

O papel da exposição é resgatar a memória das mulheres, que ficou de fora do contexto oficial da história. "A falta de memória é o que permite a violência e a opressão não apenas contra as mulheres, mas contra negros e homossexuais, e reforça a condição de subalternidade." 

A mostra pretende, assim, desconstruir mitos, modelos, padrões e leis que colocam as mulheres, os negros e os homossexuais nessa condição de subalternos. "Há o discurso de que o racismo e a homofobia são construções culturais, mas culturalmente não estamos desconstruindo nada. A representação da mulher na televisão, por exemplo, reproduz os estereótipos, e é justamente esse modelo que queremos pôr abaixo."

Data: 24/07/2012 - Anthony Hopkins no filme 360, de Fernando Meirelles - Editoria: Caderno Dois - Foto: Divulgação - Jornal A Gazeta - CULTURA - Cinema
"Açougue" faz uma denúncia contra a violência

"Fábrica de Imagens" vai além da simples mostra e promove uma série de atividades culturais, entre debates e exibições de filmes (veja a programação abaixo). Marta chama a atenção ainda para o fato de a exposição ser cumulativa. "Há várias telas pequenas, com material para as mulheres que visitam possam pintar sua autoimagem. Há um outro espaço chamado 'Vulvar', onde as mulheres fotografam uma parte qualquer do próprio corpo. Por onde a exposição passa, essas imagens vão se acumulando."

Ela destaca ainda as instalações "Memória de Mulher", um vestido de noiva onde as mulheres entram e podem escrever uma história, e "Açougue", um espaço de denúncia contra o assassinato de mulheres.
Confira

Fábrica de Imagens

Hoje
Abertura da exposição, a partir das 18h. Visitação até 31 de julho, das 10h às 19h. Na Estação Porto, Armazém 5 da Codesa, Av. Getúlio Vargas, Centro de Vitória. Aberto ao público. (27) 3132-4460.

Amanhã
Às 19h, será realizado o "Papo de Mulher", com feministas e ativistas de movimentos sociais.

Sábado
Das 14h às 18h, acontece o Cinemulher-SP, o workshop "Retrato de Mulher" e cinema de autoria de mulher.

Segunda
Roda de conversa, a partir das 18h30, com o tema "Feminismo Capixaba".

Nenhum comentário:

Postar um comentário