quarta-feira, 11 de julho de 2012

"QUARTA CLÁSSICA": HOJE SERÁ DIA DE BEETHOVEN!


Maestro Luiz Fernando Malheiros. Foto: Divulgação


Um dos principais compositores do mundo, o alemão Ludwig van Beethoven será o homenageado de hoje, a partir das 20h, na série Quarta Clássica, no Teatro Carlos Gomes. Na apresentação, a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo traz três peças do compositor, escritas entre 1808 e 1812. A abertura é uma música de cena, feita por Beethoven para a peça "Egmont", um drama do também alemão Ghoete. 

Em seguida, será a vez da a Sinfonia nº 08, de 1812. De acordo com o maestro da Ofes, Helder Trefzger, Beethoven a chamava de "pequena joia". "É a penúltima sinfonia dele, não é muito conhecida. Ela tem um caráter alegre, leve", afirma. 

Por fim, é a vez de uma peça de grande porte, única do compositor nesta formação. Trata-se de um fantasia em piano, coro orquestra, lançada em 1808, em Viena, no mesmo dia que as famosas Sinfonias nº 5 e nº 6. O solista será o capixaba Elenísio Rodrigues, vencedor de vários concursos, como o 1º lugar no Concurso Interno Áurea Adnet, da Fames. Outros seis solistas participam, entre alunos e professores da Fames, além do coro da Fames e a Camerata do Ifes. 

Na regência, vai estar o maestro convidado Luiz Fernando Malheiro (foto acima). Diretor artístico e regente titular da Amazonas Filarmônica, ele organiza o Festival Amazonas de ópera há 15 anos. Também realiza montagens de grandes proporções e regeu orquestras como a Sinfônica Brasileira, de São Paulo, do Rio de Janeiro e outras no exterior, como Itália e Bulgária. 

Com mais de 35 óperas no currículo, ele é considerado o maior nome do gênero no país. Pela primeira vez em Vitória, ele vai reger toda a apresentação. na última edição da série, a Ofes fez uma homenagem à Rubem Braga, com concerto para fagote, harpa e cordas de André Mehmari e a Sinfonia nº 8 de Dvorak. 

Quarta Clássica

Quando: hoje, às 20h 
Onde: Theatro Carlos Gomes, na Praça Costa Pereira, Centro, Vitória 
Ingresso: R$ 2 (inteira) e R$1 (meia). Eles podem ser adquiridos no dia do espetáculo a partir das 14 horas, na bilheteria do teatro 
Informaçao: (27) 3132-8396

Nenhum comentário:

Postar um comentário